Ensino de Geociências e desenvolvimento sustentável: concepção e validação de questionários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8810

Palavras-chave:

Ensino de geociências, Desenvolvimento sustentável, Questionários

Resumo

Neste trabalho apresentam-se a concepção, elaboração, validação e estudo piloto de dois questionários (Questionário Inicial e Questionário Final) para a recolha de dados de apoio a um projeto de doutoramento em curso na Universidade de Aveiro (Portugal) sobre o educação de geociências no Ensino Básico (do 1.º ao 9.º ano), especificamente "Ensino de ciências no ensino básico: desenvolvimento sustentável e atividades práticas em solo". Estes questionários foram aplicados em dois momentos no âmbito de uma Oficina de Formação para Professores de Ciências do Ensino Básico português: i) no início da Oficina de Formação, utilizando o Questionário Inicial, de forma a conhecer as percepções dos professores sobre as suas práticas de ensino de geociências relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, e ii) no final da Oficina, o Questionário Final, com o objetivo de perceber as perspectivas dos professores sobre a sua participação na Oficina, a sua contribuição para o próprio desenvolvimento profissional, especificamente na preparação e desenvolvimento de atividades práticas, nomeadamente na área das Geociências.

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Biografia do Autor

Patrícia João, Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” da Universidade de Aveiro / Centro de Geociências da Universidade de Coimbra - Portugal

Doutoranda em Educação na Universidade de Aveiro. Integra o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro e o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra – Portugal; Bolseira de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Ana V. Rodrigues, Universidade de Aveiro – Portugal

Doutorada em Didática das Ciências (2011) pela Universidade de Aveiro. Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro, no Departamento de Educação de Psicologia. Integra o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. Coordena vários projetos na área da Educação em Ciências.

Maria Helena Henriques, Universidade de Coimbra – Portugal

Doutorada em Geologia (1992) pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar com Agregação na Universidade de Coimbra, no Departamento de Ciências da Terra. Diretora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

JOÃO, P.; RODRIGUES, A. V.; HENRIQUES, M. H. Ensino de Geociências e desenvolvimento sustentável: concepção e validação de questionários. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 213-233, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8810. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8810. Acesso em: 16 abr. 2024.