Pesquisa de campo: reflexões sobre a inserção do pesquisador na cultura infantil em uma comunidade rural
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.957Palabras clave:
Crianças, Etnografia na educação, ImersãoResumen
Estas reflexões inserem-se no contexto de discussões sobre os desafios enfrentados por pesquisadores ao buscarem serem aceitos em uma comunidade específica e as implicações de sua atuação para a construção do conhecimento sobre aspectos da cultura do grupo observado. Este trabalho integra uma pesquisa de natureza etnográfica sobre práticas de letramento em uma comunidade rural de Minas Gerais. Privilegiaremos a análise de três aspectos: o relacionamento da pesquisadora com as crianças; os possíveis impactos dessa relação no estabelecimento das condições de desenvolvimento da pesquisa; o que se pode aprender sobre a vida dessas crianças e da relação que constroem com a escrita. Para a abordagem dessas questões, são exploradas várias fontes de dados - notas de campo, entrevistas, artefatos escritos, registros em vídeo e áudio - produzidas durante onze meses em que a pesquisadora residiu naquela comunidade. Esse material é analisado por meio de uma postura reflexiva na tentativa de interpretar momentos-chave do processo inicial de constituição da relação entre a pesquisadora e as crianças, desvelando como o ‘lugar’ da pesquisadora em campo foi sendo socialmente construído nas interações face a face estabelecidas com as crianças. Esses momentos envolveram a renegociação de papéis e as representações de quem ela era e o que estava fazendo ali. Ao considerar como tais experiências se relacionam aos princípios que orientam o esforço etnográfico de descrição e interpretação da vida cotidiana e cultural de um grupo social, este texto contribui para a nossa compreensão acerca dos desafios vividos pelo pesquisador em campo.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.