AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4674Palavras-chave:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvimento profissional docente. Formação continuada de professores.Resumo
Este artigo apresenta as percepções de docentes em relação às ações de formação continuada
oferecidas por uma Rede Municipal de Ensino. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que
se lançou mão da entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados. Os principais
aportes que constituem a pesquisa são: Marcelo García (1999), Imbernón (2009, 2010, 2011), Formosinho (2009), Nóvoa (1991a, 1991b, 2002), Romanowski (2007) e Freire (1998). Os resultados deste estudo apontaram que os docentes necessitam que as ações de formação continuada promovam uma aproximação entre teoria e prática e que suas expectativas e necessidades de formação sejam tomadas como ponto de partida ao planejar essas ações. Os dados indicaram que os cursos mais contributivos são aqueles que oferecem uma continuidade do processo formativo, que contemplam as experiências dos professores e que propiciam a socialização dos seus sucessos e suas dificuldades, em um espaço coletivo de aprendizagem.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.