Escolaridade e identidade cultural: a construção da educação indígena no extremo sul da Bahia
Palavras-chave:
Currículo., Escolas indígenas, Práticas pedagógicasResumo
A pesquisa buscou entender como vivem os Pataxós de Cumuruxatiba, que sofreram sérias mudanças e transformações sociais, perdas significativas da cultura indígena e as soluções encontradas ante aos novos desafios, principalmente a retomada do território; analisar as estratégias e alternativas que estão sendo construídas coletivamente em prol da reconstrução da identidade cultural. A compreensão da identidade cultural do estudo da educação indígena que ocorre nas aldeias Tibá, Pequi, Alegria Nova e Cahí, instaladas na região sul do Parque Nacional do Descobrimento, Prado (BA). Para a abordagem dessa temática foram consideradas as questões: (a) Que conhecimentos os professores têm acerca da Educação Indígena, suas leis e propostas? (b) Que significados são atribuídos à escola pelos docentes, discentes e lideranças das comunidades indígenas? (c) Como são inseridas as manifestações culturais indígenas nas propostas pedagógicas da escola? (d) As práticas pedagógicas têm possibilitado a construção de uma educação diferenciada, específica, intercultural e bilíngüe com vistas ao fortalecimento da alteridade desses grupos? As análises do currículo e das práticas docentes nas escolas indígenas dos Pataxó de Cumuruxatiba – Prado (BA) sinalizaram que as escolas são concebidas como uma necessidade. Estas foram solicitadas pelos Pataxós ressurgidos por ser compreendida como uma das formas de se reconstruir os conhecimentos tradicionais e preparar cada educando (a) para viver essa nova realidade. Nesse sentido, os educadores (as), educandos (as) e lideranças se empenham para que tais mudanças ocorram.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.