ASPECTOS DA VALORIZAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5899

Palavras-chave:

Condição docente, Interações humanas, Valorização docente

Resumo

A valorização docente tem sido, recorrentemente, enfatizada pelos profissionais e estudiosos da área educacional como um dos aspectos mais importantes para a construção de uma sociedade mais democrática e para a qualidade da educação. Com base nesse pressuposto, apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em investigar a valorização docente, a partir de narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Mariana, Minas Gerais, em diálogo com referenciais teóricos sobre a temática. Constatamos que o conceito de valorização docente é polissêmico, envolve aspectos objetivos (formação, remuneração, condições de trabalho e carreira) e subjetivos (reconhecimento social e a realização profissional) e que ambos encontram-se imbricados na vida do/a professor/a. Com base nas narrativas das professoras pesquisadas, apontamos outros aspectos envolvidos nas condições de trabalho, para além das conquistas alcançadas no município, como a elevação salarial proporcionada pelo plano de carreira. Dessa forma, abordamos questões pouco exploradas nos estudos sobre a temática tais como: as relações professor-aluno, família-escola e entre os pares, experimentadas no exercício da profissão, mostrando como a importância atribuída pelas professoras a essas interações revelam a dimensão humana da docência e sua relação com a valorização docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, Rede municipal de Mariana - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI) do Departamento de Educação da UFOP; Professora de educação infantil da rede municipal de Mariana.

Celia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto - Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) atuando na Graduação e Pós- Graduação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Profissão Docente (FOPROFI) do Departamento de Educação da UFOP.

Karla Cunha Pádua, Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutora em Antropologia (ICS-Universidade de Lisboa), e em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora da Faculdade de Educação (FaE) e do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE), na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus de Belo Horizonte. É membro dos grupos de pesquisa Prodoc (UFMG) e Polis e Mnemosine (UEMG).

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

MOUTINHO GOMES, V. A. F.; NUNES, C. M. F.; Pádua K. C. ASPECTOS DA VALORIZAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 433-451, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5899. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5899. Acesso em: 22 nov. 2024.