DO DETERMINISMO CONTEUDISTA À RECONFIGURAÇÃO METODOLÓGICA E INSTRUMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O MOBILE LEARNING NO CURSO PROFUNCIONÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6268Palavras-chave:
Ensino técnico, Mobile learning, AplicativoResumo
O presente trabalho busca apresentar resultados da aplicação de um protótipo para tecnologia móvel a alunos da disciplina de Estatística Aplicada à Educação, do curso de Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário pela Rede Estadual do Paraná; verificar se o aplicativo foi efetivo na aprendizagem dos conteúdos e conhecer a opinião dos alunos sobre o uso do protótipo na aprendizagem escolar. Para a realização do estudo foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica, de campo e análise de conteúdo e os resultados mostraram que a utilização do aplicativo por alunos adultos e trabalhadores foi bem-sucedida e trouxe subsídios para proposições em outras organizações e modalidades da Educação Básica.
Downloads
Metrics
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: <http://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-foco-na-educacao-hibrida.aspx> acesso 20 de setembro de 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARION, Eliana Cristina Nogueira.; MELLI, Nádia Cristina de Azevedo. As Reflexões sobre o Ensino Híbrido na Educação Profissional. 2017. In: XII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza. São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.portal.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/012-workshop-2017/workshop/artigos/Educacao/Fundamentos_Praticas/As-reflexoes-sobre-o-ensino-hibrido.pdf>. Acesso em 25 set 2019.
CANDEIAS, Cezar Nonato Bezerra; CARVALHO, Luis Henrique Pereira de. O Uso de videoaulas como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem em Química. 7º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação: Aracaju, 2016.
CHRISTENSEN, Clayton M., HORN, Michael B., STAKER, Heather.. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute, 2013. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf Acesso em: 19 ago. 2019
FREITAS, Dayse Stefanie de Lima; SOUZA JR, Arlindo José de. Importância do memorial enquanto estratégia de formação profissional no projeto veredas. Uberlândia: Revista Olhares e Trilhas, v.5, n.1 (Jan./Dez. 2004)
GARCIA, Marilene. Mobile-Learning: do acesso, às oportunidades de aprendizagem. Rio de Janeiro: Revista Tecnologia Educacional (jul/set. 2014).
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999
MONLEVADE, João Antonio Cabral de; Orientação para a Prática Profissional Supervisionada. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec Brasil, 2014.
MÜLBERT, Ana Luisa; PEREIRA, Alice. T. Cybis. Um panorama da pesquisa sobre aprendizagem móvel (m-learning). In: Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2011, Florianópolis. Anais do V Simpósio Nacional da ABCiber. Disponível em: <http://abciber.org.br/simposio2011/anais/Trabalhos/artigos/Eixo%201/7.E1/80.pdf>. Acesso em 19 jul. 2019.
SANTOS, Leandro Dorneles; POLACINSKI, Edio; GODOY, Leoni Pentiado; GESSI, Nedisson Luis; PATIAS, Jovani. O uso de recursos digitais para auto avaliação do trabalho docente: um estudo de caso na administração. Congresso Internacional de Administração 2015. Ponta Grossa. Disponível em: http://www.admpg.com.br/2015/down.php?id=1513&q=1. Acesso em 01 set 2019.
SILVA, Maria Abádia da; KIPNIS, Bernardo; BESSA, Dante Diniz; MONLEVADE, João Antonio Cabral de; NASCIMENTO, Francisco das Chagas Firmino do; Orientações Gerais. L4. ed. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec Brasil, 2014.
SOBRAL, R. C.; PASSARINI, P. S. Uso do M-learning para o desenvolvimento profissional através de apps: um estudo survey com acadêmicos de Administração. Congresso Internacional de Administração 2016. Natal. Disponível em http://www.admpg.com.br/2016/down.php?id=2120&q=1. Acesso em 13 set 2019.
VALENTIM, Hugo Duarte. Para uma compreensão do Mobile Learning: Reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem, 2009. Disponível em: < http://run.unl.pt/bitstream/10362/3123/1/Hugo_Valentim_M-Learning.pdf> run.unl.pt/bitstream/10362/3123/1/Hugo_Valentim_M-Learning.pdf Acesso em 15 set 2011.
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo (Org.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.