O TRAÇADO DE CURVAS DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS COM BASE NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10681Palavras-chave:
Propriedades figurais, Função exponencial. Abordagem ponto a ponto.Resumo
Este artigo apresenta uma proposta metodológica para o processo ensino-aprendizagem de função exponencial, com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, para o procedimento de interpretação global do esboço de curvas de funções exponenciais. Essa estratégia busca um olhar mais amplo para o estudo do objeto de conhecimento na representação gráfica de curvas exponenciais, em comparação com a abordagem ponto a ponto convencionalmente utilizada em seu estudo em contextos de Ensino Médio, uma vez que o traçado é compreendido como representação de um objeto descrito por uma expressão algébrica. A interpretação global figural permite estabelecer conexões das representações matemáticas entre os registros algébrico e gráfico, de modo que se perceba as articulações entre ambos, ao mesmo tempo que evidencia a dupla representação do mesmo objeto matemático, com conteúdos e significados distintos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC: educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
BRANDT, C. F.; MORETTI, M. T. O cenário da pesquisa no campo da educação matemática à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Perspectiva em Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v.7, n.13, p.22-37, 2014.
DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine. Berna: Peter Lang, 1995.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, 2003, p. 14-69.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. Tradução de Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, fascículo I, 2009.
DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Org. Tânia M. M. Campos. Trad. Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011a.
DUVAL, R. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revemat, Florianópolis, v.6, n.2, p. 96-112, 2011b.
DUVAL, Raymond et al. Ver e ensinar a matemática de outra forma. Introduzir a álgebra no ensino: qual é o objetivo e como fazer isso? São Paulo: PROEM editora, 2015, v. 2.
LOURENÇO, E. H.; OLIVEIRA, P. C. Articulação e coordenação das representações algébrica e gráfica da função quadrática: A importância da interpretação figural. Revista Insignare Scientia – RIS, Chapecó, v.2, n.4, p.238-257, 2019.
MACHADO, S.D.A. (org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, 2003.
MORETTI, M. T.; BRANDT, C.F. (orgs.). Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: REVEMAT/UFSC, 2020. 485 p.
PONTES, H. M. S.; KLUPPEL, G. T. DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Org. Tânia M. M. Campos. Trad. Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011. Práxis Educativa, v. 7, n. 2, p. 603-607, 11.
SIMONETTI, D.; MORETTI, M. T.; Esboço da parábola por meio de translações no ensino médio. In: MORETTI, M. T.; BRANDT, C.F. (orgs.). Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: REVEMAT/UFSC, 2020. 485 p.
SANTAELLA, L. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.