GÊNERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA: O QUE OS DOCUMENTOS NACIONAIS REVELAM?
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10697Palavras-chave:
Gênero, Políticas educacionais, Educação InfantilResumo
Gênero é uma categoria que abarca idealizações que foram construídas e desenvolvidas na sociedade a partir um determinado espaço e período, também pode ser entendida por problematizações das diversas ações que organiza a vida dos indivíduos no mundo. Neste trabalho gênero se sustenta como um princípio que é sistemático e complexo, sua compreensão é histórica. Trata-se de um recorte de um trabalho de monografia, uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Teve como objetivo analisar a existência da discussão política educacional sobre gênero na Educação Infantil nos principais documentos nacionais de Educação. Os referenciais que se destacam nesse trabalho são: Vianna, Louro (1997), Hooks (2019). Nesse sentido, compor estudos acadêmicos sobre gênero assinala um propósito de resistência diante das diversas ameaças conservadoras que vêm sendo postas em nosso país. Todo o percurso encaminhou-se para levantar algumas questões sobre como tem se desenvolvido o debate de gênero nas políticas educacionais no viés da infância, a fim também de colaborar com os diversos estudos já existentes no campo educacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil: Brasília, 2016.
________. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p.
_________. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
Brasil. Congresso Nacional. Projeto de Lei nº de 2019. Institui o Programa Escola sem Partido.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
BRASIL. Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República. Brasília, 2011.
BRASIL. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 11.489, DE 20 DE JUNHO DE 2007.
BRASIL. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FINCO, Daniela; GOBBI, Márcia; FARIA, Ana Lúcia Goulart (org.). Creche e feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica: Associação de leitura do Brasil- ALB; São Paulo: Fundação Carlos Chagas- FCC, 1981.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo políticas arrebatadoras. 3ºed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.
KRAMER, Sonia. Infância e Educação Infantil. Campina, 6ºed. SP: Papirus, 1999
Louro, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis, RJ Vozes, 1997. Uma perspectiva pós-estruturalista, Vozes, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de souza (org). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
LOURO, Guacira Lopes. Uma leitura da história da Educação sob a perspectiva de gênero. Proj. História, São Paulo, (11) novembro. 1994.
LOURO, Guacira Lopes. Jeffrey Weeks, Deborah Britzman, bellhooks, Richard Parker, Judith Butler Traduções: Tomaz Tadeu da Silva. O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. 2a Edição. Autêntica. Belo Horizonte 2000.
LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. v.lS, n.2, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/71721/40667.
TELES, Maria Amélia de Almeida; SANTIAGO Flávio; FARIA Ana Lúcia Goulart de (Org.). Porque a creche é uma luta das mulheres? Inquietações femininas já demonstram que as crianças pequenas são de responsabilidade de toda a sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 295p.
VIANNA, Claudia. FINCO, Daniela. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n33/10
VIANNA, Claudia Pereira. UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, p. 77-104, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000100005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.