ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020

Autores

  • Benedito Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5781-764X
  • Juliane Freire dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10784

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Currículos, Ensino de ciências

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar quais as tendências das práticas de ensino em pesquisas com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil.  Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da literatura no período de 2010 a 2020.  O corpus de análise é constituído por três periódicos de referência na Área de Ensino, a saber: Alexandria, Ensaio e IENCI. A análise dos artigos selecionados foi realizada com base nas três formas em que o enfoque CTS aparece nos currículos, conforme proposta de Lujan Lopes (1996). Do total de trabalhos mapeados, verificamos que 60% deles caracterizaram-se por “Enxerto CTS”, 40% por “Ciência por meio de CTS” e nenhum trabalho por “Programas Puros CTS”. Quanto às temáticas escolhidas para serem trabalhadas, observou-se que estão em consonância com os temas agrupados por Towse (1986) e classificados por Bybee (1987), com grande influência em temas ambientais, o que configura uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e os impactos gerados pela ação humana.

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Biografia do Autor

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). 

Juliane Freire dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Especialista em Ensino de Matemática, Ciências e Tecnologias (UESB). 

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Eugenio, B., & Freire dos Santos, J. . (2022). ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 11(01), 73-91. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10784

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo