A RELAÇÃO ENTRE FÍSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10903

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Ensino Médio, Física, Matemática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Física e Matemática com embasamento teórico-metodológico e histórico a partir de materiais voltados à pesquisa da relação entre esses dois campos de estudo (KARAM, 2007; 2009; 2015). Percebe-se que em muitos casos a Física é ensinada visando apenas a aplicação direta de “fórmulas” matemáticas, sem que o contexto real do problema, muito menos a explicação física da utilização dessas equações, sejam devidamente explicados (MOREIRA, 2017; 2021a; 2021b). Tal fenômeno leva o estudante a não entender a necessidade de estudar Física em um contexto em que eles já estudam Matemática. Por esse motivo, apresenta-se neste trabalho, com alguns exemplos e por meio de uma metodologia qualitativa, como que tais disciplinas possuem relações e como podem ser pensadas para o ensino médio, para ao menos tentar promover o processo de ensino-aprendizagem dessas matérias, que são importantes para a formação crítica e lógica dos estudantes para atuarem no mundo moderno.

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Biografia do Autor

Júlio César dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Doutorado em Matemática pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas; Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia, e Bacharelado em Matemática pela mesma Universidade; Mestrado em Matemática pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Titular da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra não-comutativa, atuando principalmente nos seguintes temas: PI-Álgebras, identidades polinomiais e identidades polinomiais graduadas. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UESB : 1) presencial de outubro/2006 a outubro/2008 e 2) EaD de dezembro/2017 a maio/2021.

Ian Lima Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, Bahia. Tem interesse na área de Ciências Exatas e Naturais, com ênfase em Ciências, Física, Ensino de Física, Matemática e Educação Matemática. Atualmente busca desenvolver pesquisas com foco em: Ensino de Ciências, Física, Matemática, Educação Escolar, Práticas Pedagógicas, Direitos Educacionais, Direitos Humanos, História e Filosofia da Ciência, Divulgação Científica e Interdisciplinaridade das Ciências.  Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-UESB) como bolsista pela CAPES.

Luan Santos Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Graduando em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, Bahia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física e Matemática.

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Publicado

2022-12-04

Como Citar

dos Reis, J. C., Lima Santana, I., & Santos Lemos, L. (2022). A RELAÇÃO ENTRE FÍSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 11(02), 112-135. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10903