O TRABALHO COM VÍDEOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10966Palavras-chave:
Video, ensino remoto, pibidResumo
O presente trabalho tem como intuito apresentar a experiência vivenciada pelos autores, no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista - Bahia, no período do Ensino Remoto. A experiência na produção de vídeos mobilizou os três núcleos do subprojeto oportunizando aos licenciandos trabalharem com a matemática de maneira mais interativa, tentando contribuir com o ensino e aprendizagem dos estudantes da escola básica durante o ensino remoto. Para a produção de vídeos foram utilizados aplicativos e softwares gratuitos disponíveis ao público, e devido a facilidade no manuseio das interfaces destas plataformas digitais foi possível trabalhar com os conteúdos que os professores desenvolviam no contexto síncrono das aulas, o que levou a elaboração de materiais digitais que dessem subsídio ao estudo assíncrono dos discentes da escola básica. Para os pibidianos a criação de vídeos possibilitou apresentar de forma sucinta conceitos matemáticos, bem como exemplos, em vídeos curtos para serem disponibilizados através das redes sociais do subprojeto de matemática para os estudantes.
Downloads
Referências
BRASIL. MEC/CAPES. Edital CAPES n. 02/2009 - para instituições federais e estaduais de ensino superior. Brasília, DF: 2009.
BRASIL. Parecer CNE/CP5/2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: MEC, 2020.
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
DOMINGUES, N. S.; BORBA, M. C. . Digital Video Festivals and Mathematics: Changes in the Classroom of the 21 st Century. Journal of Educational Research in Mathematics, v. 31, p. 257-275, 2021.
GOMES, H. Como o Google quer fazer você esquecer do Zoom para videocon-
ferências. Publicado em 29 de abril de 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/
noticias/redacao/2020/04/29/como-o-google-quer-fazer-voce-esquecer-do-zoom-para-fazer-
videoconferencias.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.
MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.