O TRABALHO COM VÍDEOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10966

Palavras-chave:

Video, ensino remoto, pibid

Resumo

O presente trabalho tem como intuito apresentar a experiência vivenciada pelos autores, no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista - Bahia, no período do Ensino Remoto. A experiência na produção de vídeos mobilizou os três núcleos do subprojeto oportunizando aos licenciandos trabalharem com a matemática de maneira mais interativa, tentando contribuir com o ensino e aprendizagem dos estudantes da escola básica durante o ensino remoto. Para a produção de vídeos foram utilizados aplicativos e softwares gratuitos disponíveis ao público, e devido a facilidade no manuseio das interfaces destas plataformas digitais foi possível trabalhar com os conteúdos que os professores desenvolviam no contexto síncrono das aulas, o que levou a elaboração de materiais digitais que dessem subsídio ao estudo assíncrono dos discentes da escola básica. Para os pibidianos a criação de vídeos possibilitou apresentar de forma sucinta conceitos matemáticos, bem como exemplos, em vídeos curtos para serem disponibilizados através das redes sociais do subprojeto de matemática para os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taíde Regis Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Licencianda em Matemática na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi bolsista no Programa Institucional De Bolsa De Iniciação à Docência da UESB (PIBID/UESB). Atualmente, é integrante do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB em colaboração com as Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista do Programa de Educação de Matemática de Jovens e Adultos (PEMJA). Integrante da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Bahia. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática.

Breno Vieira Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil

Licenciando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, participa da Iniciação Científica em Análise Numérica do Método de Newton Amortecido em Variedades Riemannianas e voluntário do Programa de Educação Tutorial Institucional (PETI), do Curso Específico de Matemática.

Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2006), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/Rio Claro (2020). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando como professor nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e credenciado no Mestrado Profissional em Rede em Matemática (PROFMAT) e Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores (PPGECFP). É integrante dos grupos de pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM) da UNESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais (UEFS) e coordenador do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB em colaboração com as Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diretor geral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Bahia. Membro associado da Adults Learning Mathematics - ALM. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática; Educação Financeira; Modelagem Matemática; Tecnologias Digitais; Literatura Popular (Literatura de Cordel) e Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI).

Referências

BRASIL. MEC/CAPES. Edital CAPES n. 02/2009 - para instituições federais e estaduais de ensino superior. Brasília, DF: 2009.

BRASIL. Parecer CNE/CP5/2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: MEC, 2020.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

DOMINGUES, N. S.; BORBA, M. C. . Digital Video Festivals and Mathematics: Changes in the Classroom of the 21 st Century. Journal of Educational Research in Mathematics, v. 31, p. 257-275, 2021.

GOMES, H. Como o Google quer fazer você esquecer do Zoom para videocon-

ferências. Publicado em 29 de abril de 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/

noticias/redacao/2020/04/29/como-o-google-quer-fazer-voce-esquecer-do-zoom-para-fazer-

videoconferencias.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.

MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-04

Como Citar

Regis Silva, T., Vieira Sousa, B., & Dias da Silva, J. N. (2022). O TRABALHO COM VÍDEOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 11(02), 186-197. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.10966