EDUCAÇÃO 4.0 NA ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.11058Palavras-chave:
Educação 4.0, Ensino em Saúde, Inteligência Artificial, Metodologias Ativas, Processos FormativosResumo
Esta pesquisa teve por finalidade explicitar as relações existentes entre as ferramentas inseridas na proposta da educação 4.0, ensino e saúde, investigando as publicações em teses de doutorado e/ou dissertações de mestrado relacionada a essa temática, priorizando-se o fator temporal, com publicações encontradas do período 2010-2020. Com isso, adotou-se como estratégia metodológica a revisão integrativa de literatura, de natureza exploratória junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Direcionou-se cada produção para as categorias a serem discutidas, assim elencadas: Metodologias Ativas em Saúde; a educação 4.0 e os processos formativos em saúde; Inteligência artificial e a aprendizagem em saúde. Os resultados apontaram que as propostas de educação 4.0 já é uma realidade no processo de formação e qualificação dos profissionais e futuros profissionais da saúde e são de extrema valia para o desenvolvimento de competências imprescindíveis para o mercado de trabalho na área de saúde. No entanto, parte dos docentes, estudantes, profissionais e gestores de saúde, não estão preparados para acompanhar na mesma velocidade as mudanças impostas a sociedade, ao mercado de trabalho e consequentemente a educação e a saúde, apontando para a necessidade de mudança e adaptações.
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