A ENGENHARIA DIDÁTICA E A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS EM UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.11108

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Teorema de Pitágoras, Geometria Plana, GeoGebra

Resumo

Dadas as dificuldades dos alunos na compreensão de algumas abordagens da Geometria Plana em sala de aula, vimos a necessidades de propor este estudo. O trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática para viabilizar o ensino da Generalização do Teorema de Pitágoras com o aporte do GeoGebra, explorando a percepção geométrica do estudante a respeito da relação entre as áreas de polígonos construídos sobre os catetos e a hipotenusa. Para a elaboração deste trabalho, utilizamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori –, norteada pelos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas. Esperamos que essa proposta forneça auxílio metodológico ao professor de Matemática, possibilitando trabalhar a visualização e a percepção geométrica dos estudantes.

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Biografia do Autor

MARIA GRACIENE MOREIRA SANTOS, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará- IFCE, Ceará, Brasil

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2018) e Graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2016). Especialização em Ensino da Matemática com Ênfase na Formação de Professores da Educação Básica. Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará- IFCE. Mestranda no PGECM - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. IFCE. Bolsistas de Produtividade - CAPES. Membro do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática e ensino de Engenharias (IFCE)

FRANCISCO RÉGIS, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará- IFCE, Ceará, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2022-12-04

Como Citar

MOREIRA SANTOS, M. G. ., & VIEIRA ALVES, F. R. (2022). A ENGENHARIA DIDÁTICA E A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS EM UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA . Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 11(02), 98-111. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i02.11108