Bases historiográficas e metodológicas para uma história e filosofia das ciências na américa latina

Autores

  • Ubiratan D’Ambrosio

Palavras-chave:

História da Ciência, Filosofia da Ciência, Historiografia, Metodologia

Resumo

As especificidades do desenvolvimento das ciências nos países periféricos exigem uma reflexão historiográfica e metodológica. As várias disciplinas científicas se desenvolvem numa relação simbiótica e são intimamente relacionadas com o momento social e político. Não vou me deter sobre o que significa historiografia e metodologia e adotar, como instrumento de trabalho, o sentido mais corrente. Onde estamos no momento com relação a uma proposta historiográfica e metodológica para a História e Filosofia das Ciências na América Latina? Essa questão será abordada a partir do que chamo basin Metaphor, no marco conceitual da Etnomatemática, entendida como a “arte ou técnica de explicar e conhecimento”. Alguns estudos específicos são sugeridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAJORE, F. A. History of Mathematics. New York: Chelsea Publishing Company, 1985.

D’AMBRÓSIO, U. Ensino de Ciências e desenvolvimento: Uma Estrutura Global para a Política Científica. In:SIMPÓSIO ANUAL DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, I.São Paulo. Anais... São Paulo: ACIESP, p. 165-178, 1976.

______. Le transfer du savoir et les universities: un dilemma de politique. In:IMPACT: Science et Société, v.29, n. 3, p. 233-240, 1979.

______. A Research Program and a Course the History of Mathematics: Ethnomathematics.In: HISTORIA MATHEMATICA, v. 16, p. 285-288, 1989.

______. Etnomatemática. Arte ou técnica de explicar ou conhecer. São Paulo: Editora Ática,1990.

______. Historiografia e História das Ciências nos Países Periféricos, SBHC 10 anos. In:SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 4. Anais...São Paulo: FAPEMIG/ ANNABLUME/ Nova Stella, São Paulo, p.96-99, 1993.

D’AMBRÓSIO, U. Ethnomathematics, History of Mathematics and the basin Metaphor, Histoire et Epstemologie dans l’ Education Mathématique/History and Epistemology in Mathematics Education (Actes de la Première Université d’Été Europeenne, Montpellier, p. 19-23 juillet 1993), eds. F. Lalande, F. Jaboeuf, Y. Nouaze, IREM, Montpellier, p.571-580, 1995.

DORN, H. The Geography of Science.Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1991.

DRUCKER, P.Post-Capitalist Society.New York. Harper Business, 1993.

HESSEN, B. Las Raíces Socioeconómicas de la Mecánica de Newton (trad. Prólogo y notas de P. M. Pruna), La Habana: Editorial Academica, 1985.

MOMIGLIANO, A. The Fault of the Greeks.Spring: Daedalus, p.9-19,1975.

MONTUCLA, J. F. Histoire des Mathématics. Tome Second, Chez Henri Agasse Libraire, Paris, An VII, 1796.

NEUGEBAUER, O. Astronomy and History: Selected Essays.New York: Springer-Verlag, 1983.

ROUSE BALL, W. W. A Short Account of the History of Mathematics. New York: Dover Publications, Inc, 1960 (reimpressão da ed. de 1908).

SALEM E KUMAR. Science in the Medieval World. Tr. E ed. Sema’an I. Salem e Alok Kumar, Austin: University of Texas Press, 1991.

THOMPSON, J. W. A History of Historical Writing.2 v., Gloucester: Peter Smith, 1976.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

D’Ambrosio, U. (2020). Bases historiográficas e metodológicas para uma história e filosofia das ciências na américa latina. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 1(1), 9-22. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1326

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo