Reflexões entre Trabalho, Memória e Religiosidade: o Comércio de Artigos Religiosos das Romarias de Bom Jesus da Lapa (Reflexiones entre Trabajo, Memoria y Religiosidad: El Comercio de Artículos Religiosos de las Peregrinaciones de Bom Jesus da Lapa)

Autores

  • Karolyny de Oliveira Almeida
  • Ana Elizabeth Santos Alves

Palavras-chave:

Memória Social, Trabalho Informal

Resumo

O artigo está centrado na relação entre Memória e Trabalho, no contexto do espaço turístico-religioso da cidade-santuário de Bom Jesus da Lapa, Bahia, Brasil. A cidade se constituiu histórica e tradicionalmente como um lugar sagrado e de romarias, para onde peregrinos passaram a se deslocar, a partir do século XVII, referenciados pela memória social de que nele habitava o Senhor Bom Jesus. Essa memória permanece viva, sendo mobilizada de modos diferentes por fiéis e trabalhadores (as), ao mesmo tempo em que cria as condições para o trabalho das pessoas que vivem do comércio de artigos religiosos na frente do Santuário. A discussão busca compreender a relação existente entre a memória socialmente construída sobre a sacralidade da cidade de Bom Jesus da Lapa e a elaboração de estratégias das pessoas que sobrevivem do comércio de artigos religiosos na porta do seu santuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABÍLIO, Ludmila Costhek. Informalidade e acumulação capitalista: a centralidade do trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos. In: ARAÚJO, Angela Maria Carneiro; OLIVEIRA, Roberto Véras de (orgs.). Formas de trabalho no capitalismo atual: condição precária e possibilidades de reinvenção. São Paulo, Annablume, CNPq: 2011.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.

ARAÚJO, Angela Maria Carneiro; OLIVEIRA, Roberto Véras de (orgs.). Formas de trabalho no capitalismo atual: condição precária e possibilidades de reinvenção. São Paulo, Annablume, CNPq: 2011.

CURY, Carlos Alberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica de fenômeno educativo. São Paulo: Cortez: autores associados, 1986.

DRUCK, Graça; OLIVEIRA, Luiz Paulo. A condição “provisória permanente” dos trabalhadores informais: o caso dos trabalhadores de rua da cidade de Salvador. Revista VeraCidade –Ano 3. N° 3 –Maio de 2008.

DURÃES, Bruno José Rodrigues. Novas formas de trabalho no capitalismo: os camelôs globais de produtos tecnológicos. In: ARAÚJO, Angela Maria Carneiro; OLIVEIRA, Roberto Véras de (orgs.). Formas de trabalho no capitalismo atual: condição precária e possibilidades de reinvenção. São Paulo, Annablume, CNPq: 2011.

FILGUEIRAS, Luiz A. M.; DRUCK, Graça; AMARAL, Manoela Falcão do. O conceito de informalidade: um exercício de aplicação empírica. Caderno CRH, Salvador, v. 17, n. 41, p. 211-229, Mai./Ago. 2004.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva.Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006, 224 p.

MALHEIROS, Gustavo. Pedra e luz. Rio de Janeiro: Arte e Ensaio, 2008.

NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos em História e do Departamento de História da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Paulo, SP-Brasil, 1981.

ROSENDAHL, Zeny. Espaço e religião: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, 1996.

SANTOS, Milton. O Espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Editora da Cidade de São Paulo, 2008.

STEIL, Carlos Alberto. O sertão das romarias: um estudo antropológico sobre o santuário de Bom Jesus da Lapa –Bahia. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

TAVARES, Maria Augusta. Os fios (in)visíveis da produção capitalista: informalidade e precarização do trabalho. São Paulo: Cortez, 2004.

THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária inglesa. Tradução: Denise Bottmann –Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1987.

TIRIBA, Lia. SICHI, Bruna. Os trabalhadores e a escola: de olho na(s)cultura(s) do trabalho. In: TIRIBA, Lia. CIAVATTA, Maria (orgs.). Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília: Liber Livro e Editora, UFF, 2011.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Almeida, K. de O., & Santos Alves, A. E. (2020). Reflexões entre Trabalho, Memória e Religiosidade: o Comércio de Artigos Religiosos das Romarias de Bom Jesus da Lapa (Reflexiones entre Trabajo, Memoria y Religiosidad: El Comercio de Artículos Religiosos de las Peregrinaciones de Bom Jesus da Lapa). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 1(2), 87-105. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1342

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo