Educação matemática crítica: a crítica no ensino da matemática
Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Ensino de Matemática, Formação de Professores de MatemáticaResumo
Nas discussões e pesquisas em Educação Matemática, há um debate crescente em torno de um ensino de Matemática que não a considere como uma área politicamente neutra, distante de temas relacionados à vida em sociedade, como aqueles ligados às dimensões sociopolíticas e culturais. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo discutir as principais contribuições da Educação Matemática Crítica, como uma tendência da Educação Matemática que volta sua preocupação para os processos sociopolíticos ligados à Matemática e à Educação Matemática. Trata-se de um recorte teórico de uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar e discutir a prática pedagógica de professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para compreender a influência dos ideais freireanos. Acredita-se que os pressupostos freireanos podem oferecer uma orientação teórico-metodológica para o professor de Matemática numa perspectiva político- pedagógica, de modo a considerar as especificidades da EJA e possibilitar situações de aprendizagem crítica aos educandos.
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