Formação de professores e histórias em quadrinhos na Educação Matemática: possibilidades e desafios

Autores

  • Adriana Santos Sousa
  • Claudinei de Camargo Sant’Ana

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1516

Palavras-chave:

Educação Matemática, Histórias em Quadrinhos, Formação de Professores, HagáQuê, Recursos Didáticos Digitais

Resumo

Este artigo traz um fragmento dos resultados do curso de formação continuada de professores no uso de softwares para o desenvolvimento de atividades e recursos digitais para a educação matemática. O curso aconteceu totalmente à distância e envolveu profissionais que atuam em várias regiões do Brasil. Nesta formação foram explorados três softwares: HagáQuê (criação e edição de histórias em quadrinhos digitais), GeoGebra (software matemática dinâmica) e Kino/Movie Maker (editores de vídeo). Neste artigo, centralizamos nosso olhar na análise das produções realizadas no HagáQuê. Os resultados apontam que as histórias em quadrinhos produzidas puderam contribuir na aprendizagem dos alunos estimulando o interesse, a imaginação, a criatividade e a motivação nas aulas de Matemática, além de permitir a autonomia dos professores na produção de materiais didáticos autorais sobre os conceitos desenvolvidos em sua sala de aula.

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Como Citar

Sousa, A. S., & Sant’Ana, C. de C. (2017). Formação de professores e histórias em quadrinhos na Educação Matemática: possibilidades e desafios. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 6(1), 137-152. https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1516

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo