O moodle e suas potencialidades no ensino e aprendizagem de projetos científicos nas engenharias na FAINOR

Autores

  • Kézia Barreto Santos
  • Kelly Cristine Barreto Alves Santos
  • Débora Valim Sinay Neves

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1518

Palavras-chave:

Engenharia, Moodle, Potencialidades, Projetos Científicos

Resumo

As potencialidades da Educação a Distância - EaD exigem dos educadores um repensar do ensino e aprendizagem aliados à tecnologia. No âmbito das Engenharias, a tecnologia em sala de aula acaba por se prefigurar um caráter ideal de ensino, podendo proporcionar ao estudante o desenvolvimento de capacidades. Dessa forma, este estudo analisa as potencialidades do Moodle na formação de graduandos nas áreas das Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, a fim de perceber se esses alunos têm ressignificado a aquisição de conhecimentos de Projetos Científicos ao utilizarem as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs como ferramenta de aprendizagem. Os resultados da pesquisa direcionaram para o fato de que a utilização da plataforma Moodle na socialização de projetos científicos permitiu aos discentes construir seus conhecimentos síncrona ou assincronamente com o auxílio da tecnologia educativa. Os fóruns de discussões online possibilitaram espaços de interações intermitentes entre os participantes e, constatou-se a abertura de novas perspectivas metodológicas para a aprendizagem de Projetos Científicos das Engenharias, as quais, contribuíram para ações da FAINOR focadas em potencializar as práticas de ensino e aprendizagem na modalidade de EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SANTOS, Kézia Barreto; ALVES SANTOS, Kelly Cristine Barreto; SINAY NEVES, Débora Valim. O moodle e suas potencialidades no ensino e aprendizagem de projetos científicos nas engenharias na FAINOR. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 169–189, 2017. DOI: 10.22481/rbba.v6i1.1518. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/rbba/article/view/1518. Acesso em: 3 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos