FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E LIDERANÇAS QUILOMBOLAS DO SAPÊ DO NORTE-CONCEIÇÃO DA BARRA-ES O QUE NOS DIZEM?
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7785Palavras-chave:
Formação de Professores/as quilombolas, Relações Étnico-Raciais, Educação antirracistaResumo
Esse artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada: “Entrelaçando Saberes e Narrativas: Formação de Professoras/es e Lideranças Quilombolas em Conceição da Barra - ES”, do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, em fase de conclusão. O estudo buscou estudar a formação de professoras/es e lideranças quilombolas. Por meio da intervenção social (Formação), priorizamos a promoção de ações pedagógicas antirracistas, valorizando as narrativas e saberes das comunidades. Apresentaremos, nesse artigo, o diálogo do espaço formativo como locus da pesquisa. Os principais referenciais teóricos desse estudo são: Gomes (2003; 2005) que aponta a necessidade de estratégias para implementações de políticas afirmativas na Educação, Santos (2007; 2010b) que destaca a necessidade de valorização de histórias outras rompendo com a visão única de conhecimento. A metodologia da pesquisa-ação oportunizou o movimento de intervenção social a partir das problemáticas levantadas pelos participantes. As narrativas colhidas mostraram desafios que impactam diretamente a educação quilombola como: o racismo estrutural, os problemas ambientais que envolvem os territórios atualmente tomados pela monocultura de eucaliptos e a falta de formação para a educação quilombola que considere as relações étnico-raciais.
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