ARTICULAÇÕES NEOCONSERVADORAS EM TORNO DOS GÊNEROS E DAS SEXUALIDADES NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) DE TEIXEIRA DE FREITAS – BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v1i02.7789Palavras-chave:
Gêneros, Neoconservadorismo, Sexualidades, Teixeira de FreitasResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as articulações neoconservadoras em torno dos Gêneros e das Sexualidades na construção do Plano Municipal de Educação (PME) de Teixeira de Freitas, localizado no Extremo Sul da Bahia. Para tanto, utilizamos da etnoprintgrafia (BORGES, 2019) de jornais virtuais, páginas de internet, como a da diocese de Teixeira de Freitas e Caravelas; e da análise documental com as atas das sessões da Câmara Municipal. A análise indica articulações neoconservadoras entre membros do legislativo, representantes religiosos da igreja católica e igrejas evangélicas, bem como utilização de discursos psicológicos como “validação científica” na tentativa de silenciar as questões de Gêneros e Sexualidades no PME do município.
Downloads
Referências
AMARO, Ivan. A docência no armário: o silenciamento das relações de gênero nos planos de educação. Revista Espaço Pedagógico, v. 24, n. 1, 5 maio 2017.
APPLE, Michael W. Política Cultural e Educação. Tradução de José do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez, 2000.
APPLE, Michael W. Reestruturação Educativa e Curricular e as Agendas Neoliberal e Neoconservadora: Entrevista com Michael Apple. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.1, p.5-33, Jan/Jun 2001.
APPLE, Michael W. Fazendo o trabalho de Deus: ensino domiciliar e trabalho de gênero. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, Luís Armando. Sociologia da Educação: análise internacional. Tradução de Cristina Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2013.
BORGES, Luzineide Miranda. #Soudoaxé: redes educativas e o ciberativismo da Juventude de Terreiro da nação Ijexá. Tese (Doutorado em Educação). ProPED, UERJ, 2019.
BRASIL. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020): Projeto em tramitação no Congresso Nacional – PL nº 8.035/2010. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011 (Série Ação Parlamentar, 436).
BROWN, Wendy. Nas ruinas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.
CÂMARA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (CMTF). Ata nº. 20 de 2015. Teixeira de Freitas: CMTF, 2015.
CRUZ, Thalles do Amaral de Souza; SILVA, Marlon Silveira da; SANTOS. João Paulo Lopes dos. Da educação sexual à “ideologia de gênero”: disputas em torno das sexualidades e dos gêneros na escola. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Vitória-ES, v. 26, n. 1, p. 91-107, jan./jun. 2020.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1999
LIMA, Iana Gomes de; HYPÓLITO, Álvaro Moreira. A expansão do neoconservadorismo na educação brasileira. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e190901, 2019.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p.1530 - 1555 out./dez., 2014.
MACEDO, Elizabeth. As demandas conservadoras do movimento escola sem partido e a base nacional curricular comum. Educ. Soc. Campinas, v. 38, nº. 139, p.507-524, abr./jun., 2017.
MACEDO, Elizabeth. Repolitizar o social e tomar de volta a liberdade. EDUR- Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 34, e212010, 2018.
MIGUEL, Luis Felipe. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero” - Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Revista Direito & Práxis. Rio de Janeiro, vol. 07, n. 15, 2016, p. 590-621.
PARAISO, Marlucy Alves. Currículo, gênero e heterotopias em tempos do slogan “ideologia de gênero”. In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luíza A. R. Martins de; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de (Org.). Os gêneros da escola e o (im)possível silenciamento da diferença no currículo. Recife: Ed. UFPE, 2018.
RANIERI, Nina Beatriz Stocco. Educação obrigatória e gratuita no Brasil: um longo caminho, avanços e perspectivas. In: RANIERI, Nina Beatriz Stocco; ALVES, Ângela Limongi Alvarenga (Orgs.). Direito à educação e direitos na educação em perspectiva interdisciplinar. São Paulo: UNESCO/USP, 2018.
RODRIGUES, Julian; FACCHINI, Regina. “Ideologia de gênero”, atores e direitos em disputa: uma análise sobre o processo de aprovação do Plano Nacional de Educação (2013 2015). In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luíza A. R. Martins de; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de (Org.). Os gêneros da escola e o (im)possível silenciamento da diferença no currículo. Recife: Ed. UFPE, 2018.
VIANNA, Cláudia; BORTOLINI, Alexandre. Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e221756, 2020.
TOITIO, Rafael Dias. A disputa entre movimento LGBT e neoconservadorismo religioso no governo Dilma. 41º Encontro Anual da Anpocs GT 8 – Democracia e Desigualdades, 2017.