As lutas de classes no campo da memória

Autores

  • Alexandre de Jesus Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8806

Palavras-chave:

lutas de classes; complexo social da memória; ideologia; consciência de classes

Resumo

O presente artigo possui por objetivo evidenciar a importância das lutas entre as classes sociais no âmbito do complexo social da memória, buscando explorar suas consequências para o campo da consciência e das lutas de classes no tempo presente. Procura-se demonstrar, sobretudo, que a forma como o ser social lembra e se apropria do passado é decisivo para a materialização do seu comportamento social ético no mundo. Segundo essa perspectiva, a forma como os acontecimentos passados são lembrados deve ser uma preocupação constante das classes sociais no tempo presente. Por essa razão, a luta de classes no campo da memória, a disputa processada pelas classes sociais acerca da forma e do conteúdo a ser lembrado, se torna, a cada dia, mais substancial, visto que a afirmação ou a negação deste sistema de relações sociais perpassa, também, pela forma como se lembra e se entende tais relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2º. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo: Vértice, 1990.

_____. Los marcos sociales de la memoria. Venezuela; Caracas: Antropos Editorial; Universidad de la Concepcion , 2004.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 10º ed. Tradução: Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções. 23º. Tradução: Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Pencel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

LUKÁCS, Georgy. Conversando com Lukács : entrevista a Léo Kofler, Wolfgang Abendroth e Hans Heinz Holz. Tradução: Gisieh Vianna. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

_____. Para uma ontologia do ser social, 2. Tradução: Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.

LUXEMBURGO, Rosa. A revolução Russa. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2017.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: Crítica da novíssima filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão e seus diferentes profetas, 1845 – 1846. Tradução: prefácio e notas de Marcelo Backes Organização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007b.

MÉSZÁROS, István. Filosofia, ideologia e ciência social. Tradução: Ester Veisman. São Paulo: Boitempo, 2008.

_____. O Poder da Ideologia. Tradução: Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2004.

NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. São Paulo: Gallimard, 1993.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5º. São Paulo: Brasiliense, 2012.

RICOEUR, Paul. A memória, a história o esquicimento. Tradução: Alian François [et al.]. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2007.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

de Jesus Santos, A. (2021). As lutas de classes no campo da memória. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(01), 27-42. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8806

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo