Os royalties de Itaipu na educação: uma análise nos municípios lindeiros Oeste do Paraná (1985-2017)

Autores

  • João Carlos da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Paraná, Brasil
  • Juliana Schwaab Thibes Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5534-835X

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8822

Palavras-chave:

Itaipu, Royalties, Investimentos, Educação Básica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a aplicabilidade dos royalties de Itaipu, observando seus aspectos quantitativos e qualitativos no campo educacional. A assinatura do Tratado de Itaipu, em 1973, ocorreu mediante tensões políticas a partir dos interesses geopolíticos, no contexto da Guerra Fria em face do modelo nacional-desenvolvimentista durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), no contexto da expansão do capitalismo. Para a formação do reservatório foi preciso inundar uma grande área dos municípios chamados lindeiros ao lago de Itaipu, estando Santa Helena e Itaipulândia entre os maiores atingidos, vindo a perder uma grande parte de suas áreas produtivas, por isso, esses são os maiores recebedores das parcelas dos royalties. Diante disso, procuramos fazer uma análise dos investimentos realizados na educação destes municípios, por parte dos gestores. Os repasses efetuados pela usina criaram possibilidades, expectativas e perspectivas de ampliação e melhorias das escolas.  Os repasses financeiros efetuados pela usina de Itaipu permitiram novas possibilidades de ampliação e melhorias para as escolas públicas na região oeste do Paraná.O presente artigo tem como objetivo discutir a aplicabilidade dos royalties de Itaipu, observando seus aspectos quantitativos e qualitativos no campo educacional. A assinatura do Tratado de Itaipu, em 1973, ocorreu mediante tensões políticas a partir dos interesses geopolíticos, no contexto da Guerra Fria em face do modelo nacional-desenvolvimentista durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), no contexto da expansão do capitalismo. Para a formação do reservatório foi preciso inundar uma grande área dos municípios chamados lindeiros ao lago de Itaipu, estando Santa Helena e Itaipulândia entre os maiores atingidos, vindo a perder uma grande parte de suas áreas produtivas, por isso, esses são os maiores recebedores das parcelas dos royalties. Diante disso, procuramos fazer uma análise dos investimentos realizados na educação destes municípios, por parte dos gestores. Os repasses efetuados pela usina criaram possibilidades, expectativas e perspectivas de ampliação e melhorias das escolas.  Os repasses financeiros efetuados pela usina de Itaipu permitiram novas possibilidades de ampliação e melhorias para as escolas públicas na região oeste do Paraná.

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Biografia do Autor

Juliana Schwaab Thibes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste do Paraná. Professora de Educação Infantil da rede municipal de Santa Helena. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. UNIOESTE, Campus Cascavel.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

da Silva, J. C., & Schwaab Thibes, J. . (2021). Os royalties de Itaipu na educação: uma análise nos municípios lindeiros Oeste do Paraná (1985-2017). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(01), 290-311. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8822

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo