O ENSINO DE POLÍGONOS DE BRAHMAGUPTA: UM CONTRIBUTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA

Autores

  • Beatriz Maria Pereira Maia Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza https://orcid.org/0000-0003-3710-1561

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9015

Palavras-chave:

História da Matemática, Matemática Hindu, Brahmagupta

Resumo

A disciplina de História da Matemática tem por objetivo discutir o desenvolvimento da Matemática a partir de estudos de civilizações antigas. Uma dessas civilizações é a Hindu. Apesar de sua notoriedade, são poucos os trabalhos acadêmicos que propõem metodologias de ensino voltadas para a geometria desenvolvida por eles. A maioria se debruça sob as descobertas dos europeus não dando o devido crédito aos povos Hindus.  Nesse sentido, este manuscrito tem como objetivo apresentar uma Situação Didática acerca dos Polígonos de Brahmagupta, um famoso matemático Hindu, se baseando nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas com o amparo do software Geogebra como recurso auxiliar para o professor e alunos. Como metodologia de pesquisa adotamos a Engenharia Didática, em suas duas fases inicias. Concluímos, na análise preliminar, que não há registros de obras que fazem uso da Teoria das Situações Didáticas como metodologia para o ensino do referido conteúdo. Parte dos trabalhos que discutem sobre o matemático elucidam apenas sobre a historiografia. Julgamos que esta metodologia de ensino agregue de forma positiva no ensino de Matemática, em particular, em problemas de geometria ligados às descobertas apresentadas por Brahmagupta, podendo assim contribuir para o ensino do assunto discutido.

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Biografia do Autor

Beatriz Maria Pereira Maia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil

Especialista em Ensino de Matemática no Ensino médio pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede privada no município de Fortaleza. 

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ-PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática. Página pessoal: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Pereira Maia, B. M., & Vieira Alves, F. R. (2021). O ENSINO DE POLÍGONOS DE BRAHMAGUPTA: UM CONTRIBUTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(02), 253-270. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9015