EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO REMOTO: QUAIS PROCESSOS FORMATIVOS CABEM NUMA TELA?

Autores

  • Saul Lomba Bulhosa Oliveira
  • Matheus Gomes da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ana Paula Inacio Diório

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9718

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ensino Remoto, Processos formativos

Resumo

Diante de uma crise de saúde pública mundial que se estabeleceu no ano de 2020, nos vimos diante da transformação dos processos educativos que saíram de dentro das escolas e da presencialidade dos espaços de formação para detrás das telas dos computadores e celulares. Muito se discutiu acerca dos impactos do ensino remoto para os/as estudantes de todo Brasil, mas, pouca reflexão foi vista acerca dos rebatimentos do distanciamento social na formação dos povos do campo diante da realidade concreta de um país da periferia do capitalismo na sociedade de classes. Esse texto tem como objetivo refletir sobre o ensino remoto à luz das concepções e princípios da Educação do Campo (EdoC) e se há possibilidades das práxis educativas do/para os povos do campo se materializarem por meio dessa modalidade de ensino como foi preconizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Lomba Bulhosa Oliveira, S., da Silva, M. G., & Inacio Diório, A. P. . (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO REMOTO: QUAIS PROCESSOS FORMATIVOS CABEM NUMA TELA?. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(02), 185-199. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9718