A RELAÇÃO PROFESSOR-MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9751

Palavras-chave:

Critérios de Idoneidade Didática, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, Material Curricular de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação de professores com materiais curriculares de Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que envolveu entrevistas com um grupo de três professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de Jequié-Bahia, Brasil. A análise, a partir dos Critérios de Idoneidade Didática e à luz da literatura sobre modos de interação de professores no uso de materiais curriculares no ensino de Matemática, evidenciou que as professoras estabelecem relações de negação, reprodução e aproximação/adaptação. Sugerimos que os resultados de nossa pesquisa possam se somar a outras e contribuir para a construção do currículo praticado em sala de aula, pois somente por meio de pesquisas poderemos entender que relação os professores estabelecem com os materiais curriculares e que impactos estes podem ter na prática dos professores.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Pereira Gomes, G., Silva Gusmão, T. C. R., Font Moll, V., & Gonçalves Eugênio, B. (2021). A RELAÇÃO PROFESSOR-MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(02), 200-218. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9751