A RELAÇÃO PROFESSOR-MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9751Palavras-chave:
Critérios de Idoneidade Didática, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, Material Curricular de MatemáticaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação de professores com materiais curriculares de Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que envolveu entrevistas com um grupo de três professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de Jequié-Bahia, Brasil. A análise, a partir dos Critérios de Idoneidade Didática e à luz da literatura sobre modos de interação de professores no uso de materiais curriculares no ensino de Matemática, evidenciou que as professoras estabelecem relações de negação, reprodução e aproximação/adaptação. Sugerimos que os resultados de nossa pesquisa possam se somar a outras e contribuir para a construção do currículo praticado em sala de aula, pois somente por meio de pesquisas poderemos entender que relação os professores estabelecem com os materiais curriculares e que impactos estes podem ter na prática dos professores.
Downloads
Referências
AH-HAE, Y. Quem Vai Ficar Com o Pêssego? São Paulo: Editora Callis, 2010.
BEZERRA, D. S. B.; EUGENIO, Benedito G. Regras da prática pedagógica no currículo de Língua Portuguesa na educação de jovens e adultos. Ensino & Pesquisa, v. 17, p. 82-112, 2019.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual do pacto: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: o Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília, DF, 2012.
BRASIL. Portaria nº 867 de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto pela Educação na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Disponível em: www.pacto.gov.br Acesso em: 09 Jun. 2017.
BROWN, M. W. The Teacher – Toll Relationship: theorizing the design and use of curriculum materials. In: REMILLARD, J. T.; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M. (Ed.). Mathematics Teachers at Work: Connecting Curriculum Materials and Classroom Instruction. 1ª. ed. New York: Routledge, 2009.
CENTURIÓN, M. R.; RODRIGUES, A. B.; NETO, M. B. S. Coleção Porta Aberta: alfabetização matemática. Editora: FTD, 2008.
EUGENIO, Benedito G.; LIMA, A. Imagens de negros e negras no livro didático de História dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, p. 247-256, 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODINO, J. D. Categorias de Analisis de los conocimietos del Profesor de Matemáticas. Revista Iberoamericana de Educacion Matemática, n. 20, p. 13-31, dez. 2009.
GODINO, J. D.; CONTRERAS, A.; FONT, V. Análisis de procesos de instrucción basado en el enfoque ontológico-semiótico de la cognición matemática. Recherches em Didactiques des Mathematiques, v.26, p.39-88, 2006.
GODINO, J. D. Indicadores de idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Anais XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM-IACME), Recife, 2011.
MATOS, W.; EUGENIO, Benedito G. Diversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombola. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 3, p. 1-5, 2018.
PINO-FAN, L. R.; FONT, V.; GODINO, J. D. El conocimiento didáctico-matemático de los professores: pautas y critérios para su evaluación y desarrollo. In: DOLORES, C. et al. Matemática educativa: la formación de professores. México, D. F. Ediciones D. D. S. y Universidad Autónoma de Guerrero, 2014.
PINO-FAN, L. R.; GODINO, J. D. Perpectiva ampliada del conocimiento didácticomatemático del professor. Paradígma, Maracay, v. 36, n. 1, p. 87-109, jun. 2015.
PIRES, C. M. C.; CURI, E. Relações entre professores que ensinam Matemática e prescrições curriculares. Revista de Ensino de Ciências e Matemática REnCiMa, São Paulo, v.4, n.2, p. 57-74, 2013. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/825/ 6 95>. Acesso em: 02 out. 2015.
PIRES, C. M. C. Investigações e vivências sobre a utilização de materiais curriculares por professores de matemática. Educação Matemática em Revista, v. 31, n. 48, p.4763, mar. 2016.
SANTANA, E. R. dos S (Org.). Alfabetização Matemática: manual do professor. Salvador: Secretaria da Educação do Estado da BAHIA/ Instituto Anísio Teixeira, 2013.
SERRAZINA, M. L. M. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, no. 1, p.266-283, mai. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br.
SOUZA, J. M. Materiais Curriculares Educativos de Matemática do Pacto/ PNAIC: um olhar desde os Critérios de Idoneidade Didática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, 2018.
SOUSA, J. R., GUSMÃO, T.C.R.S, FONT, V., LANDO, J. C. Task (Re)Design to Enhance the Didactic-Mathematical Knowledge of Teachers. Acta Scientiae. (Canoas), 22(4), 98-120, 2020. July/Aug.,10.17648/acta.scientiae.5711
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.