https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/issue/feedRevista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências2023-12-10T11:17:50-03:00José Rubens Mascarenhas de Almeidarbba@uesb.edu.brOpen Journal Systems<div align="justify">A <strong>REVISTA BINACIONAL BRASIL-ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS</strong> (ISSN: 2316-1205) trata-se de uma publicação acadêmico-científica digital, de periodicidade semestral, pautada nos princípios da Ciência Aberta, visando promover a democratização do acesso à informação científica de forma transparente e acessível, colaborativa, contribuindo para o processo de produção e disseminação do conhecimento. Trata-se de um produto do projeto Multidisciplinaridade na Educação, do Programa Binacional dos Centros Associados de Pós-Graduação Brasil/Argentina (CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / SPU - Secretaria de Políticas Universitárias), mantido por convênio estabelecido entre o Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e o Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina).</div>https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13362 CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS2023-08-02T13:55:20-03:00Juliana Bergbergjuliana@gmail.comCarla Luciane Blumcvestena@unicentro.brCristina Costa-Lobocristina.costalobo@iucs.cespu.pt<p>Apresentamos estudo bibliométrico de pesquisas nos idiomas português, inglês e espanhol entre os anos de 2010 e 2021 nas bases científicas SciELO, b-on e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) relativo à criatividade na Ciência da Educação com finalidade de encontrarmos evidências que possibilitem conhecimento científico renovado e maior clareza relativa as principais características desses estudos. Buscou-se mapear publicações e verificar como as pesquisas relativas a Criatividade, em especial, na área de conhecimento da Educação está distribuída globalmente num intuito inicial de registar o todo científico. Este estudo oferece indicadores da produção científica, as relações e interações entre seus elementos como forma de dimensionar a produtividade e as relações existentes entre os documentos no que tange a países, temáticas pesquisadas, instituições interessadas ou ainda autores e suas ligações científicas. O estudo bibliométrico foi realizado por meio do software VOSviewer. Constatou-se que a criatividade é tema de pesquisa no mundo e preocupação em diversas áreas do conhecimento, mantendo forte ligação na Educação e Psicologia, sendo que há crescimento no interesse científico pelo assunto, além disso, pode-se verificar que a cooperação científica internacional necessita aumentar, pois, há tendência ao fechamento epistemológico. O estudo demonstrou igualmente carência de estudos publicados sob epistemologia complexa, lugar de fala das autoras.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12685METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PESQUISA SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NO BRASIL2023-11-27T09:13:02-03:00Ricardo Suzukisuzuki.ricardo@hotmail.comCarlos Ernani Friescarlos.fries@ufsc.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar a avanço da utilização de metodologias ativas na educação brasileira, e seus métodos mais empregados. Tendo como base que os educadores brasileiros estão familiarizados com o pensamento pedagógico de Paulo Freire, com o foco na combinação dos saberes e convivência dos alunos com a base para o ensino, método este sendo convergente com a metodologia ativa de ensino, onde o incentivo ao compartilhamento entre professor/aluno no protagonismo no processo de ensinar. Foi elaborada uma breve descrição dos métodos descritos na pesquisa como forma de melhorar a compreensão de sua utilização. A metodologia aplicada foi de revisão bibliográfica, na base de dados da <em>Scopu</em>s relacionado ao período de 2017 a 2021, tendo como base na delimitação o período englobando anterior ao isolamento até o retorno pleno das atividades escolares; apenas artigos com a descrição do método e o resultado de sua aplicação e a identificação do grupo de alunos ou pessoas foram aceitos, O resultado mostrou que no período a metodologia foi amplamente utilizada no ensino superior, destacando a área de saúde, bem como o método mais empregado foi o de aprendizagem baseada em problemas, mesmo abrangendo o período do isolamento social, o estudo não trouxe dados relativos a este impacto.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12897POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS AVANÇOS E DESAFIOS PÓS CONSTITUIÇÃO2023-07-12T09:57:34-03:00Karollayne Nunes dos Santos Freitaskarollaynenuness@outlook.com<p>Este artigo tem o objetivo de examinar o reconhecimento dos direitos indígenas após a Constituição Federal de 1988, enfatizando a necessidade de criação e implementação de instrumentos garantidores dos direitos fundamentais dos povos originários. Em um primeiro momento é evidenciado o caráter histórico da comunidade indígena brasileira, ressaltando aspectos essenciais para a construção da história e, paulatinamente, a defesa das reminiscências dos povos originários. Em um segundo momento a análise é realizada a partir das determinações constitucionais sobre direitos indígenas, desenvolvendo a discussão acerca das políticas públicas para estes povos e os desafios para a efetivação dessas ações na atualidade, considerando o debate referente a tese do marco temporal. Compreende-se que o texto constitucional proporcionou avanços na garantia e proteção dos direitos indígenas, mas, ainda é importante a criação de mecanismos que possibilitem a efetividade desses direitos, a fim de reduzir as desigualdades e os conflitos advindos com a restrição da demarcação dos territórios. A pesquisa foi realizada através da revisão de literatura, utilizando a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico pertinente ao tema, considerando a abordagem dedutiva.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13060HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL E DIRIGISMO: A MODERNIDADE TARDIA AS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS2023-11-29T08:34:30-03:00Diego Emerson Silva Costadiego.emerson.costa@gmail.comAndreza Santana Castroandreza.castro@Kroton.com.br<p>Trata-se de artigo científico que versa sobre a hermenêutica constitucional e o dirigismo no que se refere a modernidade tardia e as promessas não cumpridas, verificando efetivamente a vinculação deste projeto constitucional com essas promessas. Metodologicamente o trabalho faz um resgate bibliográfico em diversas autorias e, na edificação da pesquisa base que compõe, possui uma metodologia de abordagem de cariz hermenêutico e de procedimento voltada para um desdobramento histórico e institucional, considerando que os exemplos conceituais abordados no cerne do trabalho constroem exemplos históricos e sua cadeia formativa como elemento precípuo inclusive para trabalhar a noção do dirigismo e sua exigibilidade. Do ponto de resultados foi possível observar que é um equívoco realizar qualquer apreciação do dirigismo como ele é concebido hodiernamente em países de modernidade tardia, em que as promessas não foram cumpridas por serem emergentes (periféricos), havendo a necessidade de uma adequação para que efetivamente seja possível avaliar os instrumentos e exigibilidade do dirigismo, da justiça constitucional e da participação democrática como um todo.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13549O DIALOGISMO E A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO NO DISCURSO TEOLÓGICO ANTINÔMICO DOS CONTOS “VICENTE” E “O SENHOR”2023-09-29T15:24:28-03:00Ane do Nascimento Parente Morhy Terrazasane.parente@ifpa.edu.brMarco Antônio da Costa Camelocammelomarco@gmail.comNúbia Régia de Almeidanubia.almeida@ifpa.edu.br<p>O presente artigo trata-se de um estudo acerca das relações teológicas paradoxais existentes entre a humanidade e Deus, nos contos “Vicente” e “O Senhor”, de Miguel Torga. Esta pesquisa foi realizada com base em um estudo biográfico do autor, que perpassa a sua cidade natal de Trás-os-Montes e através da análise feita por intermédio do conceito dialógico Bakhtiniano e da Análise da Recepção, envolvendo a vida do poeta e seu processo de produção dos contos mencionados, assim como o decurso do envolvimento do leitor com a obra para que chegue a um denominador comum a respeito da religiosidade em Miguel Torga. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Bakhtin (2006), Jauss (1994) Zilberman (2004) Brait (2005), dentre outros.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13910CINEMA E MÚSICA NA TRAJETÓRIA DE WALDICK SORIANO: OS FILMES PAIXÃO DE UM HOMEM (1972) E O PODEROSO GARANHÃO (1973)2023-11-17T09:18:24-03:00Jairo Carvalho do Nascimentojairocine.uneb@gmail.com<p>Este artigo tem por objetivo discutir a trajetória do cantor popular Waldick Soriano em sua inserção pelo cinema brasileiro da década de 1970, analisando seus filmes <em>Paixão de um homem</em> (1972), de Egydio Eccio, e <em>O poderoso garanhão</em> (1973), de Antônio B. Thomé, em sintonia com os seus sucessos musicais. Para atingir tal objetivo, abordaremos, brevemente, a sua biografia, além de contextualizar o momento histórico da década de 1970, de predominância de um cinema popular e o surgimento de um segmento de filmes estrelados por cantores da música popular brasileira para atender interesses comerciais da indústria cinematográfica. Na produção deste artigo, utilizamos como documentação histórica principal a fonte fílmica (os filmes), pareceres de censura, matérias de jornais e revistas da época. </p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13600A GUERRA FRIA E SEUS AGENTES2023-09-29T15:24:05-03:00Manoel Reinaldo Regomsilvarego6@gmail.com<p>Resenha do Livro: RIDENTI, Marcelo. <strong>O segredo das senhoras americanas: intelectuais, internacionalização e financiamento na Guerra Fria Cultural</strong>. São Paulo: Editora UNESP, 2022. 406 páginas. </p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO2023-11-28T11:00:51-03:00Ana Paula Perovanoapperovano@uesb.edu.brRubia Barcelos Amaralrubia.amaral@unesp.br<p>Neste ensaio teórico refletiremos sobre o material didático mais usado nas escolas: o livro didático que auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Este texto orienta-se pelo objetivo de apresentar uma perspectiva sobre o que constitui um Livro Didático, as diferentes variáveis que o caracterizam e as diversas funções deste material. Partiremos de uma breve história do livro, mencionando as transformações e inovações que ocorreram ao longo do tempo. Além disso, analisaremos as diferentes características que distinguem esse material de outros tipos de livros. Entre essas características, podemos destacar: a intencionalidade, a sequencialidade, a adequação, a presença de recursos didáticos, a regulamentação dos conteúdos e a intervenção administrativa e política do Estado. Assim, entendemos que podemos compreender o Livro Didático como um produto histórico e social, que expressa valores, ideologias e representações sociais e que dialoga com os contextos em que é produzido e utilizado.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13734GERENCIA DE ALTA VIBRACIÓN COMO TEORÍA EMERGENTE DESDE LA ESENCIA COMUNICATIVA EN INSTITUCIONES UNIVERSITARIAS2023-11-17T09:26:13-03:00Olga Claret Alvarez Callesolgaclaret2609@gmail.com<p>O objetivo deste estudo visa refletir sobre a gestão de altas vibrações a partir da essência comunicativa de informantes-chave em instituições universitárias. Entre os teóricos que sustentam a pesquisa estão Reyes e Ruiz (2016) em referência à categoria gestão, Carballo (2014) para a categoria alta vibração e Berlo (2008) para a categoria comunicação, a abordagem ontoepistemológica está enquadrada no paradigma interpretativo, a corrente Fenomenológica e o método Fenomenológico, de desenho emergente. Os atores sociais ou informantes-chave serão constituídos por pessoas que ocupam cargos de gestão. Em relação à realidade evidenciada na Universidade Nacional Experimental do núcleo Falcón das Forças Armadas Bolivarianas, onde foi realizada a pesquisa, foi possível obter, através de conversas com o corpo docente, que existem certas fragilidades, onde a comunicação fraturada é evidente, pois há não há comunicação harmoniosa entre as pessoas que compõem a instituição, além disso, observa-se que há fragilidade nas relações interpessoais e, portanto, a presença de pessoas tóxicas que funcionam como barreiras à comunicação entre os funcionários.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13839CONECTANDO ARTE Y MATEMÁTICA: MOSAICOS CON GEOGEBRA2023-11-26T10:09:43-03:00Alberto Rodríguez Fernándezalbertorodriguez.fernandez@usc.esGonzalo Castiñeira Vaeigagonzalo.castineira.veiga@usc.esJulio Rodríguez Taboadajuliotab@edu.xunta.galTeresa F. Blancoteref.blanco@usc.es<div><span lang="PT-BR">Este trabalho analisa uma proposta de ensino, destinada a alunos de 14 a 15 anos, que integra matemática, arte e o software de geometria dinâmica GeoGebra como recurso tecnológico. A proposta baseia-se na metodologia STEAM Project-Based Learning e concentra-se em conteúdos e procedimentos relacionados ao espaço, à medição e ao aspecto socioafetivo da matemática. O objetivo é estudar o problema da cobertura plana e da construção de mosaicos a partir de um arcabouço interdisciplinar. Destaca-se o papel dos recursos tecnológicos no desenvolvimento de processos e habilidades matemáticas, como visualização, argumentação, formulação de conjecturas, representação e comunicação. A proposta está estruturada em cinco sessões que percorrem as cinco fases do modelo educacional de Van Hiele e termina com a criação de um mosaico. Concluindo, a proposta promoveu o trabalho em grupo e enfatizou a importância da obtenção de um produto final como estratégia motivacional para despertar o interesse pela matemática.</span></div>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13733INTEGRANDO DE FORMA DIALOGICO-PROBLEMATIZADORA AS ARTES NO STEAM2023-11-24T09:28:11-03:00Edgardo Gustavo Fernándezedklug@gmail.comFábio da Purificação de Bastosfabio@ufsm.brIlse Abeggilse.abegg@ufsm.brJosé André Peres Angottizeangotti@gmail.comMárcio Penna Corte Realmpcortereal@yahoo.com.brWagner Duarte Joséwagnerjose@uesb.edu.br<p>A preocupação temática nas últimas décadas de trabalho docente no ensino superior, no âmbito da formação inicial de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tem sido a iniciação à docência investigativa na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade (EPL). Como docentes universitários(a)s, nossa prática profissional tem sido colaborativa e mediada por tecnologias criativas educacionais em rede, nas duas últimas décadas com o Moodle. O foco desta se alinha com o movimento <em>STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)</em> na interface universidade-escola básica, com problematização segundo <em>PBL (Problem-Based Learning)</em> e conceitual-unificadora (regularidades-transformações e escala-energia). Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras no âmbito de uma disciplina complementar de graduação (DCG). Os resultados obtidos, oriundos de pesquisa-ação emancipatória potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13845EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA2023-11-29T09:19:10-03:00Elinalda da Silva Moreiraelinaldamoreira@gmail.comElielson Ribeiro de Salesesales@ufpa.com<p>Neste artigo há um breve histórico da Educação Matemática, da Educação Matemática Crítica e sua relevância para a inclusão social de pessoas idosas que utilizam a matemática no cotidiano. Como objetivo de dialogar com pessoas idosas a respeito da matemática no cotidiano. Na metodologia trata de um estudo qualitativo que apresentam aspectos da Educação Matemática na vida diária de pessoas idosas, na qual foram realizadas entrevistas com um casal de idosos para compreendermos a relação com a Educação Matemática Crítica, envolvendo aspectos orçamentários no cotidiano. O resultado do estudo apontou que os idosos sabem utilizar a matemática no cotidiano, sem o conhecimento da matemática pura, mas com base nas experiências de vida conseguem se relacionar com os números.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13844TRATAMIENTO DEL AFECTO A LAS MATEMÁTICAS A TRAVÉS DE UN ESCAPE ROOM EN 6º DE ED. PRIMARIA2023-11-26T10:03:54-03:00Pedro de la Torre Riveiropedro.de.la@rai.usc.esMaría Salgadomaria.salgado@usc.es<p>Diversas investigaciones muestran que la percepción sobre las Matemáticas en la educación formal es mayoritariamente negativa, habiendo incluso acuñado el término “ansiedad matemática” por Dreger & Aiken (1957). Ante esta situación, y teniendo en cuenta que el currículum educativo trabaja la dimensión afectiva del proceso de enseñanza-aprendizaje, surgen metodologías basadas en la gamificación para solucionarla, entre las que destaca el Escape Room educativo. A través de esta herramienta, se plantea una experiencia interdisciplinar de Matemáticas y Educación Física con alumnado de 6º de Educación Primaria en Santiago de Compostela. El objetivo de esta investigación es identificar la repercusión de un Escape Room educativo en la percepción del alumnado sobre las matemáticas.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13051DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA2023-08-30T15:44:24-03:00Carlos Takiyatakiya@uesb.edu.brLuan Santos Lemosluan.santoslemos144@gmail.com<p>A experimentação nas aulas de física tem sido amplamente reconhecida como uma abordagem eficaz para o aprendizado dos conceitos científicos, através de experimentos práticos, os estudantes têm a oportunidade de explorar e investigar fenômenos físicos em primeira mão, o que contribui para uma compreensão mais profunda dos princípios científicos. Esse artigo tem como objetivo, analisar a questão da experimentação como um recurso importante no aprendizado científico, sabe-se que a experimentação, por vezes, é negligenciada nas práticas de ensino-aprendizagem, isso se deve a uma série de fatores diversos, porém, buscamos mostrar que apesar de todos os desafios é possível se implementar a experimentação na sala de aula. Pretende-se também nesse artigo, apontar aspectos da experimentação que corroboram para uma melhor compreensão da física e que o uso desse recurso pode ajudar a superar certas dificuldades de aprendizado, uma dessas dificuldades que mencionamos é o aprendizado teórico-conceitual da física. </p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13871EXPLICANDO QUÍMICA EN LA UNIVERSIDAD: ANÁLISIS DEL DISCURSO DE UN DOCENTE DE PRIMER AÑO2023-10-31T09:26:05-03:00María Belén Manfredimbmanfredi@fbcb.unl.edu.arMaría Gabriela Lorenzoglorenzo@ffyb.uba.ar<p>Professores universitários utilizam palavras como ferramentas para construir conexões entre o conhecimento cotidiano de seus alunos e o discurso científico. Na química, o discurso é caracterizado por seu alto nível de abstração e linguagem técnica. Este estudo concentra-se em um curso de química do primeiro ano em uma universidade pública na Argentina, a fim de caracterizar a dimensão semântica do discurso do professor, utilizando os conceitos de densidade e gravidade semântica como ferramentas de análise com o objetivo de identificar estratégias de ensino para a apresentação do conhecimento químico. As explicações foram analisadas usando ferramentas de análise de discurso e outras específicas da química. Os resultados mostraram que o discurso se concentra principalmente no nível submicroscópico da química, com poucas variações nos níveis macroscópico e simbólico. Quanto à gravidade semântica, observou-se uma prevalência de saltos entre os extremos dessa dimensão. Esses saltos entre níveis descontínuos de gravidade semântica prejudicam a fluidez no discurso do professor, afetando suas explicações.</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13213LA ALIMENTACIÓN HUMANA: ESTRATEGIAS PARA UN ABORDAJE INTERDISCIPLINARIO EN LAS INSTITUCIONES EDUCATIVAS 2023-11-28T11:35:33-03:00Silvina Reyes Gagnetenreyessilvina547@gmail.comWolf Irma Verónicavwolf@fiq.unl.edu.ar<p>Este trabalho tem um duplo propósito, por um lado, analisar a conceção e realização do ciclo de workshops “O fascinante mundo da alimentação: uma visão holística e interdisciplinar. Problemas, desafios, debates e propostas didáticas para trabalhar em aula" e, por outro lado, avaliar a implementação das propostas realizadas pelos professores participantes das seminários educativos, tendo como referencial as competências em alimentação (CA), conforme estabelecido pela Food Standards Agency do Reino Unido. Os CA estão estruturados em quatro eixos: alimentação, dieta e saúde; comida segura; consciência como consumidores responsáveis e, por fim, cozinhar e manipular alimentos. Este ciclo propôs uma abordagem sistémica da nutrição humana, incluindo diferentes níveis de complexidade, que caracterizam o problema transcendendo a dimensão meramente biológica e reconhecendo que a sua análise conceptual responde a diferentes áreas de conteúdo. Trinta professores primários e secundários das províncias de Santa Fe e Entre Ríos, Argentina, participaram deste ciclo. Da análise dos trabalhos apresentados, pode-se deduzir que na maioria deles as competências colocadas em jogo estavam ligadas ao primeiro eixo (alimentação, dieta e saúde). As seminários educativos permitiram encenar a complexa inter-relação dos diferentes aspectos associados à alimentação humana</p>2023-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências