CIÊNCIA FORENSE COMO FERRAMENTA DE ENSINO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: INTERVENÇÕES NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10439

Palavras-chave:

Ciência Forense, Ensino de Química, Aprendizagem

Resumo

A ciência forense foi utilizada de modo a capturar a atenção dos alunos e propiciar uma apresentação dos temas inter-relacionados das disciplinas de física, química e biologia a partir de perspectivas cotidianas e reais. Segundo o enfoque na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, buscou-se a aplicação de temáticas do senso comum que pudessem constituir o maior número de subsunçores presentes na estrutura cognitiva dos alunos. Obteve-se como resultado da aplicação de questionários ante e pós conclusão do minicurso, uma significante melhora de 83 alunos do total de 92 participantes. A percepção que se teve do processo de ensino-aprendizagem obtido no presente trabalho, foi de que o mesmo se deu de forma mais concreta e dinâmica para os alunos, e que a relação entre discente – docente é vital para o conhecimento de características individuais de cada estudante, e portanto, conseguindo identificar suas respectivas realidades, de modo a acarretar em melhorias no desenvolvimento do processo educacional.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Arruda dos Santos Filho, A. de P., de Sousa Silva, A. C., da Silva Barroso, M. C., & de Goes Sampaio, C. (2022). CIÊNCIA FORENSE COMO FERRAMENTA DE ENSINO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: INTERVENÇÕES NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 11(01), 111-124. https://doi.org/10.22481/rbba.v11i01.10439

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo