Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
Keywords:
Educação escolar, Adolescentes, Psicologia histórico-cultural, Pedagogia histórico-crítica, Individualidade para-siAbstract
O presente trabalho, a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, analisa criticamente cinco artigos publicados na revista Nova Escola que versam sobre a educação escolar de adolescentes. Para tanto, três categorias foram analisadas, quais sejam: a naturalização da adolescência; a cotidianidade na educação escolar de adolescentes e a referência adulta para o desenvolvimento do adolescente. Com vistas à superação das concepções idealistas e biologizantes sobre essa fase do desenvolvimento, este artigo defende que a educação escolar, ao cumprir sua tarefa de socializar o conhecimento científico, artístico e filosófico em suas formas mais desenvolvidas, contribui para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em suas máximas possibilidades e, consequentemente, para o desenvolvimento da personalidade, devido à formação do pensamento por conceitos e da concepção de mundo nessa idade de transição.
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