A ETNOMATEMÁTICA COMO CIÊNCIA A SERVIÇO DO RESGATE CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9694

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação Matemática, Currículo

Resumo

O presente objetiva discorrer e refletir sobre como a Etnomatemática se alia à Educação Matemática Crítica e responde aos anseios trazidos por uma perspectiva crítica e pós-crítica do currículo. Como bases teóricas, se destacam as pesquisas de Ubiratan D’Ambrosio, Olé Skovsmose e Tomaz Tadeu da Silva. O estudo das teorias curriculares nos permite analisar como novas tendências em Educação Matemática surgem a partir de novas demandas sociais e tendem, em sua maioria, questionar e responder a determinado grupo dominante, a partir do reconhecimento e valorização do saber/fazer Matemática de um grupo com vistas na produção de significados para conceitos matemáticos construídos culturalmente por outros grupos. A Etnomatemática, é trabalhada como ciência de resgate do saber/fazer matemático dos diversos grupos culturais identificáveis, favorecendo a descolonização desse campo disciplinar e o desenvolvimento de uma Educação Matemática multicultural. Entrelaçar a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica nos faz perceber como a Educação Matemática é, também, espaço de autoproduções capazes de gerar uma educação significativa, voltada ao respeito às identidades e geração de espaços para vozes antes desprezadas.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Borges da Silva José, I., & dos Santos Junior, C. L. (2021). A ETNOMATEMÁTICA COMO CIÊNCIA A SERVIÇO DO RESGATE CULTURAL. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(02), 219-231. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9694