Educação matemática crítica: a crítica no ensino da matemática

Autores

  • Neomar Lacerda da Silva
  • Maria Elizabete Souza Couto
  • Adenilson Souza Cunha Júnior

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Ensino de Matemática, Formação de Professores de Matemática

Resumo

Nas discussões e pesquisas em Educação Matemática, há um debate crescente em torno de um ensino de Matemática que não a considere como uma área politicamente neutra, distante de temas relacionados à vida em sociedade, como aqueles ligados às dimensões sociopolíticas e culturais. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo discutir as principais contribuições da Educação Matemática Crítica, como uma tendência da Educação Matemática que volta sua preocupação para os processos sociopolíticos ligados à Matemática e à Educação Matemática. Trata-se de um recorte teórico de uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar e discutir a prática pedagógica de professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para compreender a influência dos ideais freireanos. Acredita-se que os pressupostos freireanos podem oferecer uma orientação teórico-metodológica para o professor de Matemática numa perspectiva político- pedagógica, de modo a considerar as especificidades da EJA e possibilitar situações de aprendizagem crítica aos educandos.

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Publicado

2020-11-14

Como Citar

da Silva, N. L., Souza Couto, M. E., & Cunha Júnior, A. S. (2020). Educação matemática crítica: a crítica no ensino da matemática. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 4(2), 23-40. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1467

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo