O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
Palabras clave:
Escola Unitária, Trabalho, IntelectuaisResumen
Neste artigo científico realiza-se uma análise sobre a concepção marxista do trabalho. Partimos inicialmente do pressuposto de que o trabalho se constitui na categoria fundante do homem e da sociedade. Apresentamos, mesmo que de forma sucinta, o trabalho como vital para o desenvolvimento do homem e da sociedade, sendo que o homem se realiza e humaniza-se no trabalho, ao mesmo tempo em que se aliena e se empobrece no trabalho, principalmente, na sociedade capitalista. Após essas assertivas, discorremos sobre a concepção de educação presente na obra do filósofo marxista italiano, Antônio Gramsci (1891-1937), principalmente sobre escola unitária, por entendermos a sua relevância na discussão sobre escola para o trabalho. Gramsci não analisa a escola descolada da história, portanto, é um autor que nos instiga a pensar o trabalho e a educação no atual período histórico. Para tanto, analisamos os estudos deste autor presente nos Cadernos do Cárcere, focando no caderno 12, onde o mesmo desenvolve suas ideias sobre escola unitária. Assim, este trabalho está elaborado nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético, por entendermos que somente este método de estudos e análise contribui para desvendarmos as diversas artimanhas políticas e ideológicas construídas pela classe dominante.
Descargas
Citas
ALBORNOZ, Suzana. O que é Trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1986.
DEL ROIO, Marcos. Gramsci e a educação do educador. Caderno Cedes, Campinas, vol. 26, n.º 70, p. 311-328, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 02 de abril de2007.
DUARTE, Evandro Santos; OLIVEIRA, Neiva Afonso; KOGA, Lúcia. Escola Unitária e Formação Omnilateral: pensando a relação entre trabalho e educação. In: Reunião Científica da ANPED, Curitiba, 2016.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Omnilateral. In: Dicionário da Educação do Campo. CALDAT, Roseli Alete., PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO, Paulo.; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Volume dois, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GOMES, Jarbas Mauricio. A Escola Unitária de Gramsci: Emancipação e Formação de Intelectuais, In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, UEM, Maringá, 2015.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política, Livro I, O Processo de Produção do Capital, Vol. II, 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
______. Trabalho alienado e superação positiva da auto-alienação humana. In: FERNANDES, Florestan. Marx e Engels. São Paulo, Ática, 1989.
______. Trabalho Estranhado e Propriedade Privada. In: Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
______. Manuscritos econômicos e filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura, SBARDELOTTO, Denise Kloecker. A Escola Unitária: Educação e Trabalho em Gramsci. Revista HISTEDBR ONLINE, nº 30, p. 275 –291, Campinas, jun. 2008.
NOSELLA, Paolo; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. A Educação em Gramsci. In: FALCO, Aparecida Meire Calegari, 2. ed. Maringá: EDUEM, 2009.
RAMOS, Marise. Escola Unitária. In: Dicionário da Educação do Campo. CALDART, Roseli Salete., PEREIRA., Isabel Brasil, ALENTEJANO, Paulo.; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
SOARES, Rosemary Dore. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
SOARES, Rosemary Dore. Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, vol. 26, n.º 70, p. 329-352, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 15 novembro de 2016.
SAVIANI, D. Trabalho e Educação; Fundamentos Ontológicos e Históricos: In: Revista Brasileira de Educação, v.12, nº 34, jan/abr. 2007.
SOUSA, Joeline Rodrigues de Sousa. A formação humana omnilateral e a proposição da escola unitária de Antonio Gramsci: uma análise à luz da ontologia marxiana. 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.