A Faculdade de Formação de Professores em Vitória da Conquista/BA a luz da memória coletiva institucional. (La Faculdade de Formação de Professores en Vitoria da Conquista-BA a la luz de la memoria colectiva institucional.)

Autores

  • Luciana Canário Mendes
  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

Palavras-chave:

História da educação, Ensino superior, Memória coletiva

Resumo

Mediante as teorias da memória, o presente texto tece considerações sobre os sujeitos partícipes na implantação da Faculdade Formação de Professores em Vitória da Conquista – BA (FFPVC). Este trabalho é resultado da pesquisa de mestrado, que objetivou analisar a referida Instituição em sua trama social, a partir da documentação e da memória. Esta relação tornou-se necessária para recompor a atuação, no campo da memória coletiva, dos grupos sociais fundadores desta Instituição (docentes, discentes e funcionários). Sua implantação esteve imbricada no projeto político e intelectual de formação de profissionais da educação para o atendimento das Leis n 5.540/1968 5.692/1971, como também a outros interesses de ordem regional, econômica, política, etc.

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Referências

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Como Citar

Mendes, L. C., & Casimiro, A. P. B. S. (2017). A Faculdade de Formação de Professores em Vitória da Conquista/BA a luz da memória coletiva institucional. (La Faculdade de Formação de Professores en Vitoria da Conquista-BA a la luz de la memoria colectiva institucional.). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 4(1), 89-100. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1431

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo