A negativa de transfusão sanguínea por Testemunhas de Jeová e o conflito entre os direitos fundamentais vida e liberdade religiosa: um problema real?

Autores

  • Aline Lima Melo Novais

DOI:

https://doi.org/10.22481/rccd.v0i01.2701

Palavras-chave:

Direito à vida. Liberdade religiosa. Testemunhas de Jeová. Transfusão de sangue. Falso Conflito

Resumo

O presente artigo pretende examinar em que medida a negativa de transfusão de sangue por Testemunha de Jeová configura um conflito real entre os direitos fundamentais à vida e à liberdade religiosa. Para tanto, adotou-se a pesquisa bibliográfica, de leis, resoluções, recomendações. Inicialmente, analisará o direito fundamental à vida digna. Após, o direito fundamental à liberdade religiosa das Testemunhas de Jeová e os tratamentos médicos alternativos à transfusão de sangue que lhe são aceitáveis. Por fim, examinará a possível colisão entre direitos fundamentais e a real existência desse conflito à luz do direito de escolha do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Novais, A. L. M. (2017). A negativa de transfusão sanguínea por Testemunhas de Jeová e o conflito entre os direitos fundamentais vida e liberdade religiosa: um problema real?. Revista Científica Do Curso De Direito, (01), 34 - 51. https://doi.org/10.22481/rccd.v0i01.2701

Edição

Seção

Artigos