Sobre a Revista
A ReCiC (ISSN 2596-2701) possui sua periodicidade anual, oferecendo acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar livremente o conhecimento científico ao público em geral garante maior democratização do conhecimento mundial.
A Revista de Ciência da Computação recebe submissões no formato PDF. Temos templates em Word e em Tex. Os manuscritos submetidos e que atenderem a política editorial da ReCiC são encaminhados para avaliação, onde a submissão será feita as cegas e seguir as etapas:
1a Etapa (pré-análise): avaliação inicial realizada pelos editores científicos a partir da originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito.
2a Etapa (avaliação por pares externos): após etapa de pré-análise os manuscritos são avaliados por especialistas na temática (avaliação por pares externos - blind review, double-blind review). Os pareceres são então analisados pelos editores julgando a aprovação ou recusa do manuscrito. Em todas as etapas de análise do manuscrito será garantido anonimato. Todos os trabalhos submetidos a serem publicados na revista serão avaliados por pelo menos três membros do Conselho Editorial da ReCiC. O corpo editorial é formado por docentes com competência e experiência reconhecidos na área de computação, das mais diversas instituições do Brasil e do exterior. As opiniões dos revisores apontam se o artigo submetido é adequado para ser publicado na revista de acordo com os seguintes critérios:
1. Originalidade do projeto;
2. Qualidade da pesquisa;
3. Relevância da pesquisa para a área da computação;
4. Apresentação de ideias (ordem lógica, recursos gráficos, referências, etc...)
Além das opiniões, os revisores também postam recomendações para melhorar o texto e que devem ser consideradas no desenvolvimento da versão revisada do artigo (caso o artigo seja aceito) ou para uma nova submissão (caso o artigo seja rejeitado). As versões revisadas das obras aceitas para publicação serão verificadas pela comissão editorial e poderão ser devolvidas aos seus respectivos autores para eventuais ajustes.
A Revista de Ciência da Computação é um órgão de divulgação científica na área da computação, de acesso aberto (Licença Creative Commons CC BY) e aceita a submissão de artigos em português, espanhol e inglês. Juntamente, com os manuscritos, o(s) autor(res) deverá(ão) assinar declaração referente à responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e o termo de divulgação de potencial conflito de interesses. Serão aceitos trabalhos para as seguintes seções:
- Artigos de revisão - revisão crítica da literatura sobre temas pertinentes à ReCiC (máximo de 20 laudas);
- Artigos originais - resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual (máximo de 20 laudas);
Os trabalhos devem ser inéditos e, portanto, não podem ter sido publicados ou submetidos a eventos ou outros periódicos. O artigo deve, efetivamente, representar contribuição para a área, ou seja, deve tratar de um tema relevante, a fundamentação teórica deve ser atual e refletir o estado da arte na área, o método científico deve ser explicitado e as análises e conclusões devem ser claras e alinhadas ao objetivo proposto. Trabalhos que envolvam pura revisão de bibliografia deverão tratar de temática atual e a abordagem deve ser aprofundada e analítica. A Revista de Ciência da Computação publica trabalhos nas para as seguintes sub-áreas:
- Visão Computacional e Processamento de Imagens;
- Matemática Computacional;
- Software Educativo;
- Educação em Computação
- Computação Sustentável;
- Interação Humano-Computador;
- Interface Homem Robô;
- Bioinformática;
- Computação de Alto Desempenho;
- Computação Gráfica;
- Engenharia de Software;
- Fundamentos da Computação e Métodos Formais;
- Inteligência Artificial;
- Arquitetura de Computadores;
- Otimização;
- Redes de Computadores;
- Robótica;
- Sistemas de Informação;
- Sistemas Embarcados;
- Sistemas Distribuídos;
- Banco de Dados;
- Modelagem Computacional.
Os manuscritos submetidos à ReCiC são submetidos a um software anti-plágio para verificação de textos não referenciados de outros autores e autoplágio.
A ReCiC utiliza o serviço de sistema de arquivamento CLOCKSS/LOCKSS e PKP PN para arquivamento seguro e permanente.
A ReCiC não cobra taxas de publicação de qualquer natureza, tendo todo o seu conteúdo publicado de acesso livre e gratuito.