Práticas ágeis para gestão de projetos baseadas no PMBOK guide, no agile practice guide e na metodologia scrum

uma análise da aplicabilidade em um projeto-piloto de uma organização pública

Autores

  • Francisco dos Santos Carvalho UESB
  • Francisco Ângelo de Almeida Neto UINFOR/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Josafá Santos dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Paula Perreira Assis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6692

Resumo

Considerando a relevância das metodologias ágeis para o gerenciamento de projetos, este trabalho teve como objetivo analisar a aplicabilidade de práticas ágeis encontradas na 6ª edição do guia do Projetc Management Body of Knowledge (PMBOK), no Agile Practice Guide publicado pelo Project Management Institute (PMI) e na Metodologia Ágil Scrum, conforme proposto por Assis (2018). Para isso, foram analisadas práticas ágeis e avaliados quatroze itens estruturais e funcionais propostos com base nesses dois guias e na metodologia supracitada. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, que fez uso de um método de avaliação adaptado do SCAMPI (Standard CMMI® Appraisal Method for Process Improvement). Quanto aos procedimentos técnicos, realizou-se um estudo de caso em uma organização pública do Estado da Bahia. Ao final do estudo, pôde-se concluir que ambos os guias e a metodologia Scrum apresentaram boa aplicabilidade de suas práticas ágeis em um projeto-piloto na área de desenvolvimento de software.

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

CARVALHO, Francisco dos Santos; ALMEIDA NETO, Francisco Ângelo de; REIS, Josafá Santos dos; ASSIS, Ana Paula Perreira. Práticas ágeis para gestão de projetos baseadas no PMBOK guide, no agile practice guide e na metodologia scrum: uma análise da aplicabilidade em um projeto-piloto de uma organização pública. Revista de Ciência da Computação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 53–60, 2020. DOI: 10.22481/recic.v2i1.6692. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/recic/article/view/6692. Acesso em: 14 jul. 2025.