Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.22481/recic.v3i1.7877Resumo
A Ciência da Computação é uma área de conhecimento que pode transitar com desenvoltura em muitas outras áreas, apresentando aplicações diversas para utilização no cotidiano de todos.
As aplicações computacionais ficaram muito mais evidentes em um momento quando muitas pessoas precisaram ficar em casa, em meio a uma crise sanitária, numa tentativa de realizar trabalhos de forma remota, fazendo uso de interfaces que deveriam dar conta da interação humana e também da conexão, transmissão e compartilhamento de dados e/ou informações – estas pessoas eram, em sua maioria, trabalhadoras que lidavam/lidam com a informação e o conhecimento.
Neste período também foi evidenciado que há necessidade também de confiabilidade no que é produzido e compartilhado, tendo por origem as respeitadas instituições que produzem conhecimento – as Universidades e os institutos de pesquisa. Em um período que o conhecimento, bem como aqueles que os produzem, sofrem ataques diversos, criando dúvidas onde a ciência já produziu sólidas pesquisas e testes confiáveis, é necessário reafirmar que mantemos a confiança na ciência, nos pesquisadores sérios, responsáveis e comprometidos com a divulgação de conhecimento que ajude as pessoas em diversas instâncias de atuação, para que não tenhamos a impressão de vivermos uma distopia como a que lemos em Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.
A comunicação em meio digital é, sem dúvida a grande protagonista nesse período da pandemia de covid-19 e neste sentido, a computação continua a transitar pelas diversas áreas de conhecimento, seja contribuindo para a infraestrutura onde serão realizados os trabalhos no formato remoto, seja na interface em que permitirá o uso dessa infraestrutura.
Esta é uma edição com apenas 4 (quatro) artigos e que apresentam temas e objetos diversos de estudos, mas marcando a presença digital de mais uma edição da nossa ReCiC.
O primeiro artigo desta edição, intitulado “Análise de metadados para inferência da qualidade de artigos da Wikipédia”, de autoria dos pesquisadores Rodrigo S. Nürmberg e Arlindo Amaral Neto, apresenta um estudo realizado a partir do uso de metadados de conteúdos da web, mais especificamente dos textos da Wikipédia, com o objetivo de inferir automaticamente sobre a qualidade destes, a partir de determinados critérios. O segundo artigo, com o título “Linear programming problems in High School using GeoGebra”, escrito por Gonçalo Cerqueira, Velton Pires e Daniel Campos, trazem um conteúdo matemático aplicado por meio de uma interface computacional, criando condições para um melhor entendimento da aplicabilidade da matemática para melhor compreensão de seu conteúdo na educação básica, no Ensino Médio.
Já o terceiro artigo, cujo título é “Um sistema de baixo custo para redes inteligentes de transporte público”, traz os resultados do trabalho dos pesquisadores Marlos Marques, Cassio Silva e Jorge Correia que aborda um uso das tecnologias digitais móveis para prover informações úteis aos utilizadores dos serviços de transporte público. E fechando esta edição, o artigo dos pesquisadores da University of Yaounde I (Camarões), C. Nkuimi-Jugnia e P. Pankiti, intitulado “Finitary ideals of direct products in quantales”, aborda uma discussão teórica dentro da Matemática Discreta que embasa teoricamente a Computação, mais detidamente sobre algumas estruturas algébricas parcialmente ordenadas.
Os temas abordados são diversos e como a computação, seja como ciência ou como técnica, aplicáveis em nossa realidade de estudos, também diversos.
Deixo aqui um agradecimento a todos que contribuíram para que este conteúdo pudesse ser publicado.
Uma boa leitura a toda a gente.
Gidevaldo Novais dos Santos
Editor-Chefe da ReCiC
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Computação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.