Revista de Ciência da Computação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic <div style="text-align: justify;">A Revista de Ciência da Computação (ReCiC), ISSN&nbsp;2596-2701, objetiva reunir e publicar trabalhos, com notória relevância científico-acadêmica, realizados por estudantes, professores, profissionais e pesquisadores na área de computação. Os principais objetivos da revista são: 1. Divulgar a produção científica dos grupos de pesquisas nacionais e internacionais que estejam ligados à computação; 2. Aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vincu- lados à área; 3. Estimular a produção científica em nível de graduação e pós-graduação; 4. Contribuir com a difusão do conhecimento e divulgação de pesquisas mais recentes na área de computação.</div> pt-BR gnovais@uesb.edu.br (Gidevaldo Novais) recic@uesb.edu.br (Marlovich Dantas) qui, 14 mai 2020 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O uso do Arduino e a criação de objetos educacionais em tempos e espaços desarticulados https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6550 <p><strong>Esse artigo traz uma proposta de uso do Arduino como recurso educacional para a criação de atividades desenvolvidas de forma transdisciplinar, de baixo custo e de qualidade para o uso em substituição ou complementação aos laboratórios tradicionais de Ciências, quando presentes nas escolas. A intenção primeira deste trabalho consistiu em mapear a experiência pedagógica da aplicação do objeto educacional Estação Meteorológica de baixo custo com alunos de uma escola na zona norte do município do Rio de Janeiro. Como achado da pesquisa constatamos que a proposta de montagem do experimento de forma colaborativa oportunizou que os alunos tivessem a oportunidade de observar, de analisar, de interpretar e de produzir conhecimentos e soluções para situações do cotidiano e de natureza acadêmica.</strong></p> Luis Henrique Monteiro de Castro, Rosemary dos Santos, Profª Drª Copyright (c) 2020 Revista de Ciência da Computação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6550 qua, 13 mai 2020 00:00:00 +0000 Mapeamento Sistemático em Metodologias de Ensino-aprendizagem de Programação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6669 <p>O processo de ensino-aprendizagem de programação vem atraindo mais e mais a atenção da comunidade acadêmica. Por um lado, devido aos altos índices de reprovação e repetência nas disciplinas de programação nos cursos de graduação da área tecnológica. Por outro lado, devido ao interesse crescente de inserir o pensamento computacional na educação básica, o que de fato vem acontecendo em vários países ao redor do mundo. No Brasil, até então, o ensino de programação só foi incluído nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Este mapeamento sistemático apresenta uma visão abrangente das estratégicas metodológicas que têm sido propostas para o ensino de programação na educação básica – ensino médio. Foram coletados dados nas publicações em periódicos e anais de eventos de âmbito nacional que discutem questões relativas ao uso de tecnologias na educação, no período de 2014 a 2020. A identificação inicial de 983 artigos que trazem "ensino- aprendizagem de programação"em seu título ou resumo revelam a importância do tema no meio acadêmico. O estudo identifica uma série de ferramentas e estratégias experimentadas em cursos presenciais, a distância ou semipresenciais; na educação formal, em oficinas ou cursos livres. Observa-se uma preferência por atividades plugadas, ou seja, com utilização de algum dispositivo eletroeletrônico, o que pode se justificar ao considerar a faixa etária do público-alvo e suas preferências na utilização destes, sendo possível considerar o acesso a tais recursos como algo relevante para a escolha. Justifica-se ainda o objetivo de utilizar uma metodologia que potencialize a ação do aprendiz, deslocando a centralidade das atividades de aprendizagem para o maior interessado no processo: o aluno - e considerando, por exemplo, os aspectos motivadores. Outro aspecto relevante identificado é que a pesquisa na área ainda se apresenta incipiente e carece tanto de maior aprofundamento teórico-conceitual quanto de experimentação metodologicamente controlada.</p> Cátia Mesquita Brasil Khouri, Gidevaldo Novais dos Santos, Maria Silva Santos Barbosa Copyright (c) 2020 Revista de Ciência da Computação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6669 qua, 13 mai 2020 00:00:00 +0000 Estudo da Viabilidade da utilização do Kinect como ferramenta para análise postural em profissionais da área de Tecnologia da Informação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6679 <p><strong>A atividade do profissional da área de informática exige longas horas seguidas em uma mesma posição (sentada), que geralmente é estabelecida de maneira inadequada, causando vícios de posturas. Existem recomendações e exercícios para evitar esses vícios e até mesmo a fisioterapia para tentar sanar os danos causados. <a name="__DdeLink__1206_2061692648"></a>O presente trabalho realiza um estudo dos problemas posturais que podem ser advindos com a má-postura, levando em consideração as particularidades e aplicabilidade de técnicas de tratamento junto à pacientes com problemas posturais, afim de realizar uma reflexão sobre as possibilidades de utilização do Kinect como ferramenta não só para diagnóstico, mas para detecção da má postura, em tempo real. Portanto, o sistema atuaria de forma a prevenir que um problema postural venha a ser adquirido, ao permanecer em uma posição incorreta.</strong></p> <p>&nbsp;</p> NAIARA SILVA SANTOS, LUIZ MARCOS GARCIA GONCALVES, RAFAEL BESERRA Copyright (c) 2020 Revista de Ciência da Computação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6679 qua, 13 mai 2020 00:00:00 +0000 Interfaces e letramentos digitais na formação continuada de professores https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6555 <p><strong>O presente texto objetiva refletir sobre a formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais, bem como discutir as possibilidades de práticas de letramento digital no contexto escolar, de forma que possam efetivamente contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem. Este trabalho vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Linguagens, Tecnologias e Educação-GPLite/CNPq/UESB e nas pesquisas desenvolvidas pela Linguística Aplicada Crítica (LAC), na perspectiva de uma proposta que seja responsiva à vida social. De cunho qualitativo e intervencionista, a pesquisa foi desenvolvida em parceria com uma escola pública estadual localizada no município de Vitória da Conquista, na Bahia, com 06 professores em efetivo exercício. Os resultados nos mostram que os processos de formação continuada no cotidiano do professor propiciam produções e reflexões colaborativas e compartilhadas e que sua participação em práticas de letramento digital requer um movimento de construção de possibilidades que levem em consideração a interconexão entre conteúdo, tecnologia e pedagogia.</strong></p> Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares Copyright (c) 2020 Revista de Ciência da Computação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6555 qua, 13 mai 2020 00:00:00 +0000 Uso da Ferramenta Tinn-R no Processo de Ensino-Aprendizagem de Estatística Aplicada às Ciências Sociais https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6589 <p><strong>O ensino de conteúdos da matemática nos cursos das áreas das ciências humanas e sociais aplicadas apresenta um contexto pedagógico desafiador tanto para os docentes quanto para os discentes. Os ingressos nesses cursos, muita vezes possuem determinadas dificuldades na compreensão e absolvição dos conteúdos ministrados, criando assim um cenário que exige um processo de reflexão e amadurecimento das metodologias de ensino. Com isso o presente trabalho tem como finalidade apresentar um relato de experiência no uso da ferramenta Tinn-R como auxilio no processo de ensino- aprendizagem de estatística aplicada às ciências sociais.</strong></p> JOSE CARLOS GOMES DE CAMPOS Copyright (c) 2020 Revista de Ciência da Computação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6589 qua, 13 mai 2020 00:00:00 +0000 Sistema Web Aplicado à Genética de Populações https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6674 <p>- <strong>Este trabalho tem o objetivo de auxiliar, estudantes e pesquisadores, na precisão dos cálculos sobre genética populacional, por meio de um software educativo: o Popgenelation. As técnicas de melhoramento genético trazem diversos benefícios, porém frequentemente para chegar a resultados satisfatórios, é necessária a realização de cálculos de equações complexas e que geralmente são solucionadas, pelos estudantes e pesquisadores, sem o auxilio de um sistema informatizado. Além disso, os sistemas existentes que realizam cálculos similares, porém não específicos para a genética de população, são pagos ou possuem restrições de acesso e não possuem caráter educativo, ou seja, sua usabilidade não é satisfatória. Diante do exposto, verifica-se a necessidade de aumentar a confiabilidade e precisão dos cálculos feitos por pesquisadores (da área de Genética), além de automatizar essa etapa com a ajuda de um sistema informatizado e ainda auxiliar estudantes que necessitam aprender o conteúdo de genética populacional via um software educativo. A pesquisa é metodológica, pois se refere à realidade, e nos leva a caminhos, formas ou procedimentos para alcançar um determinado fim. E aplicada, pois tem um objetivo concreto que é o software de melhoramento genético, que visa sanar um problema real, logo é algo prático, com uma solução concreta.</strong> <strong>Os resultados encontrados pela análise dos questionários evidenciaram a usabilidade do sistema, caracterizando-o como um software educativo.</strong></p> <p>&nbsp;</p> NAIARA SILVA SANTOS, LUCAS SANTANA NUNES, BRUNA SILVA, EDES LAZARO P. DOS SANTOS, ANDRE ANDRADE SANTOS, WELLINGTON DA CONCEICAO RIBEIRO, CLAUDIO LUCIO FERNANDES AMARAL Copyright (c) 2020 Revista de Ciência da Computação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6674 qua, 13 mai 2020 00:00:00 +0000 Práticas ágeis para gestão de projetos baseadas no PMBOK guide, no agile practice guide e na metodologia scrum https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6692 <p>Considerando a relevância das metodologias ágeis para o gerenciamento de projetos, este trabalho teve como objetivo analisar a aplicabilidade de práticas ágeis encontradas na 6ª edição do <em>guia do Projetc Management Body of Knowledge</em> (PMBOK), no <em>Agile Practice Guide</em> publicado pelo <em>Project Management Institute </em>(PMI) e na Metodologia Ágil Scrum, conforme proposto por Assis (2018). Para isso, foram analisadas práticas ágeis e avaliados quatroze itens estruturais e funcionais propostos com base nesses dois guias e na metodologia supracitada. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, que fez uso de um método de avaliação adaptado do SCAMPI (<em>Standard CMMI® Appraisal&nbsp;Method&nbsp;for Process Improvement). </em>Quanto aos procedimentos técnicos, realizou-se um estudo de caso em uma organização pública do Estado da Bahia. Ao final do estudo, pôde-se concluir que ambos os guias e a metodologia Scrum apresentaram boa aplicabilidade de suas práticas ágeis em um projeto-piloto na área de desenvolvimento de software.</p> Francisco dos Santos Carvalho, Francisco Ângelo de Almeida Neto, Josafá Santos dos Reis, Ana Paula Perreira Assis Copyright (c) 2020 Revista de Ciência da Computação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6692 qua, 13 mai 2020 00:00:00 +0000 Apresentação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6693 <p>A Revista de Ciência da Computação apresenta o seu segundo volume e neste número, traz 7 artigos que abordam o tema Computação e Educação. Seja com os subtemas em Informática na Educação, <em>Software</em> Educativo, Robótica Educacional ou Ensino de Computação, os artigos tratam efetivamente da busca por uma proposta de pedagogias ou formas de atuar na docência, do Ensino Básico ao Superior, da formação inicial ou continuada, mas todas trazendo o que é, aparentemente óbvio – a Computação presente em espaços diversos, ocupando-os brilhantemente na visão daqueles que buscam o envolvimento das tecnologias digitais, conectadas ou não, no cotidiano de estudantes e professores.</p> <p>Traz ainda um artigo que mostra um estudo para aplicação de dispositivos com a finalidade de auxiliar na postura do profissional da área de computação e um outro que mostra uma aplicação de métodos ágeis dentro de um corpo de conhecimento bem robusto para gerenciamento de projetos.</p> <p>É uma variada opção de aplicações da computação no dia-a-dia de todos nós. Desejo uma boa leitura e que todo o conhecimento aqui seja bem utilizado.</p> <p>&nbsp;&nbsp;</p> <p>Gidevaldo Novais dos Santos</p> <p>Editor-Chefe da ReCiC</p> Gidevaldo Novais dos Santos Copyright (c) 2020 Revista de Ciência da Computação https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6693 qua, 13 mai 2020 00:00:00 +0000