EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA VISITA GUIADA NO MUSEU DO INSTITUTO LAURO DE SOUZA LIMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i17.10120

Palavras-chave:

Acessibilidade Cultural, Audiodescrição, Extensão Universitária, Deficiência Visual, Biblioteca Falada

Resumo

A promoção da acessibilidade é fator essencial para a inclusão de pessoas com deficiência em diversos âmbitos da sociedade, como em espaços de contato e imersão cultural. Destes, pode-se citar o museu do Instituto Lauro de Souza Lima, de Bauru/SP. Com uma nova exposição em 2020, fez-se necessária a busca pela inclusão de recursos de acessibilidade para que mais públicos pudessem conhecer o museu. Assim, a partir do fomento do ProAC Edital - Programa de Apoio à Cultura 13/2019 do Estado de São Paulo, a museóloga responsável e o projeto de extensão Biblioteca Falada, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, produziram audiodescrições para a visita guiada da exposição. A inserção deste recurso e disponibilização de fácil acesso pôde promover a inclusão de pessoas com deficiência visual e outros públicos que se beneficiam da informação em formato sonoro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Leandro do Nascimento, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduando em Jornalismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru/SP. Membro do projeto de extensão “Biblioteca Falada” e do Grupo de Pesquisa “Linguagem e Mídia Acessível” (GELIMA).

Guilherme Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Graduando em Relações Públicas pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru/SP. Membro do projeto de extensão “Biblioteca Falada” e do Grupo de Pesquisa “Linguagem e Mídia Acessível” (GELIMA).

Olga Susana Costa Coito e Araújo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa.

Suely Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutora em Ciências da Comunicação e Mestre em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru/SP. Coordenadora do projeto de extensão “Biblioteca Falada” e Líder do Grupo de Pesquisa “Linguagem e Mídia Acessível” (GELIMA).

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Leandro do Nascimento, V., Ferreira de Oliveira, G., Costa Coito e Araújo, O. S., & Maciel, S. (2022). EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA VISITA GUIADA NO MUSEU DO INSTITUTO LAURO DE SOUZA LIMA. Revista Extensão & Cidadania, 10(17), 138-151. https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i17.10120

Edição

Seção

Relatos de Experiência