Experiências de formação discente na educação profissional através de intercâmbio cultural

Autores

  • Anaildes de Jesus dos Santos IFBA-Valença
  • Adriana Melo Santos IFBA-Salvador
  • Alba Rogéria dos Santos Silva IFBA-Valença
  • Diego Fernandes Coelho Nunes Instituto Benjamin Constant https://orcid.org/0000-0001-9033-9419

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i18.11568

Palavras-chave:

Formação discente, Educação profissional, Turismo cultural, Brasil, Argentina

Resumo

Neste relato de experiência, construímos entendimentos colaborativamente sobre as experiências vividas através do Projeto Brasil-Argentina 2019-2020, quando recebemos 20 estudantes e 2 professores de uma escola pública da cidade de Buenos Aires, Argentina, no Instituto Federal da Bahia, campus Valença, no Brasil, do qual somos/éramos docentes. Por meio de uma teorização proveniente do Turismo Cultural, propomos uma discussão sobre como o intercâmbio entre estudantes argentinos e brasileiros pode proporcionar diferentes possibilidades de formação, não só intercultural, mas como também profissional. Através de fotos, as quais registram algumas das diferentes atividades realizadas à época como, por exemplo, os experimentos realizados na aula de Química, a tarde com a equipe de robótica do campus, o momento (inter)cultural de dança no pátio, a aula de culinária com os estudantes do curso de Aquicultura ou a visita guiada pelos estudantes do curso de Guia de Turismo Regional ao Morro de São Paulo, compartilhamos os momentos de troca cultural entre estudantes argentinos e brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anaildes de Jesus dos Santos, IFBA-Valença

Mestra em Língua e Cultura pela UFBA, Professora EBTT de Língua Espanhola do IFBA - campus Valença, Bahia, Brasil.

Adriana Melo Santos, IFBA-Salvador

Doutoranda em Turismo pela UFRN e em Difusão do Conhecimento pela UFBA, Professora EBTT de Turismo do IFBA - campus Salvador, Bahia, Brasil. 

Alba Rogéria dos Santos Silva, IFBA-Valença

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Santa Fé - Argentina, Professora EBTT de Artes do IFBA - campus Valença, Bahia, Brasil. 

Diego Fernandes Coelho Nunes, Instituto Benjamin Constant

Doutor em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Professor EBTT de Língua Inglesa do Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

de Jesus dos Santos, A. ., Melo Santos, A., Rogéria dos Santos Silva, A., & Fernandes Coelho Nunes, D. (2022). Experiências de formação discente na educação profissional através de intercâmbio cultural. Revista Extensão & Cidadania, 10(18), 69-84. https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i18.11568

Edição

Seção

Relatos de Experiência