Oficina de Teatro como experimento de combate à violência escolar
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15613Palavras-chave:
Violência, Aula de teatro, Teatro Social dos AfetosResumo
O texto é um relato de experiência do curso de teatro intitulado “Teatro como antídoto à violência escolar”, ministrado pela professora universitária Márcia Baltazar, com a colaboração da bolsista de extensão Luana Emelly Santos, para a turma do Programa Sergipano Idade Certa (PROSIC), na escola Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, em Aracaju/SE. O objetivo do curso foi diminuir o incômodo da própria turma e dos(as) professores(as) diante dos comportamentos dos alunos, sobretudo, de algazarra, indisciplina e bullying. Buscou-se realizar o jogo Coro Afetivo das Instituições e Somática, o qual é uma cópia da metodologia do Teatro Social dos Afetos, acrescida de procedimentos advindos da educação somática. Apresenta-se o pensamento de alguns autores sobre a violência e a metodologia teatral escolhida. Descreve-se três encontros com a turma, relatando os acordos e as dinâmicas teatrais adotadas. Conclui-se que não conseguimos reproduzir a metodologia Coro Afetivo das Instituições e Somática, mas conseguimos aprofundar reflexões sobre a violência cotidiana na vida desses(as) alunos(as).
Downloads
Referências
ADORNO, Sergio. Democracy in Progress in Contemporary Brazil: Corruption, Organized Crime, Violence and New Paths to the Rule of Law. International Journal of Criminology and Sociology, v. 2, p. 409-425, 2013.
BALTAZAR, Márcia C. Procedimentos metodológicos de ensino de artes cênicas para devios de situações de violência em escolas. In: CONGRESSO DA ABRACE, 11., 2021. Anais [...], v. 21, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/authorDashboard/submission/128370. Acesso em: 27 nov. 2024.
BALTAZAR, Márcia C. Corpo que age, sente e pensa: dramaturgias do meu corpo e do encontro de durações. Paralelo com a filosofia de Henri Bergson. 2010. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Ataques às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental. Relatório final. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/grupos-de-trabalho/prevencao-e-enfrentamento-da-violencia-nas-escolas/resultados/relatorio-ataque-escolas-brasil.pdf. Acesso em: 29 nov. 2023.
FERNANDES, Kelly Cristina; GARCIA, Daniela Fontes. O Teatro Social dos afetos e a violência na escola. E-book. Publicado digitalmente em janeiro/2021, São Paulo, 2021.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola. Uma questão pública. Tradução Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadania
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.