O PROJETO “A DIFUSÃO DA CIÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE AÇÃO INCLUSIVA1 ”: FUNDAMENTOS E AÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i2.2209Palavras-chave:
Atividades extracurriculares, CTS, Ensino de Ciências. Formação continuada, Novos TalentosResumo
Na atualidade, a educação científica é considerada essencial para a democracia e para o desenvolvimento social e humano, porém nem todos têm acesso aos processos e aos produtos do desenvolvimento científico e tecnológico. A universidade deve realizar uma análise crítica dessa situação e apresentar propostas para superá-la. Concomitantemente, pode colaborar para melhoria do ensino de Ciências, oferecendo possibilidades para que os jovens participem de atividades relacionadas à produção científica, e contribuindo para a inserção dos professores em processos de formação continuada. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) desenvolve diversas ações nesse sentido e teve condições de ampliar essas ações por meio deste projeto, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX-UESB. Assim, foram desenvolvidas diversas atividades com a participação de alunos e professores da escola básica de Jequié e da microrregião, e de licenciandos e docentes universitários, por meio dos seguintes subprojetos: 1) Vivenciando e aprendendo Ciências, destinado aos alunos do ensino fundamental; 2) Aprendizagem de Biologia com enfoque na Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), oferecido aos alunos do ensino médio; 3) Debates em Educação Científica, destinado aos professores de ensino básico e superior. Essas ações ocorrem desde março de 2011, no campus da UESB de Jequié, e devem se estender até dezembro de 2012, sendo, até o momento, bem avaliadas pelos participantes. Esse trabalho tem o propósito de apresentar os fundamentos do projeto e descrever algumas das ações desenvolvidas.