UMA EXPERIÊNCIA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DA REGIÃO DE JEQUIÉ - BA

Autores

  • Cleusiane Vieira Silva
  • Ana Paula Perovano
  • Fernando dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i2.2214

Palavras-chave:

Estrutura Aditiva, Ensino Fundamental, Campos Conceituais. Matemática, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa e de uma ação extensionista. Num primeiro momento será evidenciado o desempenho dos estudantes da região de Jequié, na Bahia, em relação aos estudantes baianos, frente ao questionário do projeto de pesquisa “Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental no Estado da Bahia – PEA4 ”. Será apresentado um recorte dos dados que tiveram como objetivo a identificação das competências referentes às estruturas aditivas de quando as crianças entram na escola e de que forma as desenvolvem do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. À luz da Teoria dos Campos Conceituais buscouse mapear os estágios de desenvolvimento do Campo Aditivo de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas urbanas do Estado da Bahia. Diante dos resultados evidenciados no projeto de pesquisa,foi possível propor o projeto de extensão intitulado “Formação Continuada de Professores de Matemática das Séries Iniciais”. O objetivo, com a ação extensionista, foi propiciar uma reflexão sobre a ação do professor, a fim de promover o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitassem a expansão e apropriação das Estruturas Aditivas por seus alunos. Assim foi proposto um programa de formação continuada de professores em serviço, em que estes tiveram acesso à teoria, e por meio de um trabalho colaborativo, construíram e aplicaram nas turmas em que ensinavam as situções-problema do campo aditivo. Serão evidenciados, também, os resultados parciais dessa formação ocorrida no ano de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Vieira Silva, C., Perovano, A. P., & dos Santos Silva, F. (2016). UMA EXPERIÊNCIA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS DA REGIÃO DE JEQUIÉ - BA. Revista Extensão & Cidadania, 1(2). https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i2.2214

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência