A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Daisi Teresinha Chapani
  • Marcos Lopes de Souza
  • Ana Lúcia Santos Souza

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v4i7.2412

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as possibilidades apresentadas por diversos espaços constituídos naUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) de colaborar para o desenvolvimento profissionalde professores de educação básica. O texto foi produzido com base em informações obtidas no site daUniversidade, trabalhos de pesquisa que enfocam essa questão e experiências dos autores. Notamos que essesespaços apresentam diversidade quanto à forma de ingresso, ao tempo de duração, às abordagens metodológicase aos objetivos, mas que todos, de alguma maneira, são capazes de contribuir para o desenvolvimentoprofissional docente. Observamos também que as ações de extensão apresentam papel de destaque nessecontexto, seja isoladamente, seja em articulação com o ensino e a pesquisa. Entendemos que, entre os desafiosimpostos a esses espaços, estejam sua consolidação e manutenção, particularmente neste momento de crisefinanceira, bem como a superação da mentalidade que hierarquiza as diferentes formas de conhecimento. Hánecessidade também de uma maior divulgação tanto das ações quanto de seus resultados. Entendemos seremnecessários mais estudos para aquilatar a real colaboração dessas ações para o desenvolvimento profissionalde professores da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Teresinha Chapani, D., Lopes de Souza, M., & Santos Souza, A. L. (2017). A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Extensão & Cidadania, 4(7). https://doi.org/10.22481/recuesb.v4i7.2412

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência