O COMMUNICATION CAFÉ DISCUTE: O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE CONVERSAÇÃO EM INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.6087Palavras-chave:
Communication Café, Conversação, Inglês, AprendizagemResumo
Este artigo objetiva apresentar e discutir a importância e formas de desenvolver a habilidade de
expressão oral em língua inglesa. A abordagem metodológica qualitativa da pesquisa narrativa
fundamenta este estudo e permite que façamos reflexões importantes, através de narrativas e reflexões
tecidas por participantes e monitores do projeto de extensão Communication Café. Este projeto de
extensão surgiu em 2014 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Campus Vitória da
Conquista e, desde então, tem procurado criar oportunidades para que a comunidade acadêmica
desenvolva e pratique a habilidade de conversação em inglês em seus encontros semanais. A
habilidade de se expressar oralmente em uma língua estrangeira ainda não ocupa um espaço central
em muitas instituições de ensino. No Brasil, tanto no âmbito da educação básica como no ensino
superior, as habilidades de conversação em língua inglesa, por exemplo, são muitas vezes deixadas de
lado ou recebem pouca atenção no currículo de muitas instituições. Entretanto, entendemos que esta
habilidade, que permite que interações e trocas de conhecimento e experiências ocorra entre as
pessoas, deva receber atenção especial, uma vez que pode capacitar os cidadãos para agirem no mundo
de forma ativa e critica (FREIRE, 1997; CRYSTAL, 2002). Portanto, este estudo apresenta, dentre
seus resultados, uma reflexão relevante sobre a importância da conversação em inglês em ambientes
de ensino no Brasil. Ainda, apresenta algumas formas que temos disponíveis para praticarmos as
habilidades comunicativas na língua inglesa. Este estudo poderá interessar alunos, professores,
pesquisadores e curiosos sobre os rumos dos estudos sobre ensino-aprendizagem de inglês e seus
desdobramentos.