EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM TECNOLOGIA LÚDICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7104Palavras-chave:
Educação em saúde. Profissionais de saúde. Tecnologia lúdicaResumo
A valorização da prática educativa na Estratégia de Saúde da Família fortalece a possibilidade de uma abordagem integral e resolutiva, através do uso de ferramentas educativas que atraem a atenção para temas com dispositivos promotores de mudanças nos agravos de saúde, almejando favorecer o vínculo de confiança com a comunidade. Nesse contexto, o objetivo principal deste relato de experiência, é apresentar aos profissionais de saúde/educadores, o desenvolvimento de uma experiência educativa exitosa, embasada em alternativas inovadoras e eficazes na realização de ações de educação em saúde. Nesse sentido, relatamos a experiência educativa realizada em uma unidade de saúde no município de Tucuruí-PA, por meio da tecnologia educativa lúdica, através de apresentação de peça teatral, fantoches e rodas de conversas e como intervenção educativa sobre as temáticas como: verminoses, práticas de hábitos de higiene, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Destaca-se a importância da continuidade de ações de educação em saúde, uma vez que englobam ações preventivas, em que justificam a relação custo e benefício, tornam-se alternativas baratas e efetivas se comparadas ao custo do tratamento de doenças. Tal prática reivindica aos profissionais de saúde, motivação, tempo e criatividade para a realização, pois proporcionam uma atividade maior em comparação com outras abordagens educativas. Entretanto as ações de educação em saúde, quando aliadas às práticas de ensino dinâmicas e inovadoras, contribuem positivamente para a prática interdisciplinar e índice expressivo de participação da plateia, possibilitando o intercâmbio esperado do público.