UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COMO APOIO SOCIAL PARA RESIDENTES DE INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Erika Cristina Napolitano Giuliano
  • Bárbara Assis da Silva
  • Laura Campos dos Santos
  • Flávia Della Lucia

Palavras-chave:

Palavras-chave: Geriatria. Gerontologia. Universidade Aberta à Terceira Idade. Apoio Social.

Resumo

Devido à pandemia da COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, as visitas foram suspensas e a rotina alterada de modo a garantir a segurança de seus residentes. No entanto, tais medidas afetam negativamente os idosos devido a sensação de insegurança e a restrição do convívio com pessoas externas à instituição. Objetivo: Descrever a utilização de recursos de vídeo como forma de apoio social para os idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos de um município do Sul de Minas Gerais durante o período de isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma ação de extensão realizada pelo Projeto GerAções, componente da Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI em parceria com o Projeto NutrirArte. A ação consistiu na gravação de vídeos com mensagens de apoio e carinho a cada um dos idosos residentes da Instituição de Longa Permanência de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Os vídeos foram gravados por membros dos dois projetos e enviados para a direção da Instituição que se encarregou de divulgá-los para os respectivos idosos. Resultados: Cada um dos 118 residentes recebeu um vídeo, sendo relatado pela direção da instituição que os idosos ficaram felizes e emocionados. Ainda de acordo com o relato da direção, assistir ao vídeo proporcionou apoio emocional, propiciando um alento à saúde psicológica dos residentes durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia. Considerações finais: A realização dessa ação de extensão diminuiu o impacto negativo da suspensão das visitas presenciais na instituição durante o período de isolamente social. Ações semelhantes, que utilizem tecnologia para o contato remoto e possibilitem o relacionamento intergeracional devem ser estimuladas.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Edição especial sobre COVID - 19