PERCEPÇÕES DA APLICAÇÃO DO PROJETO “EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE RENDA PELAS VENDAS”
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8638Palavras-chave:
Empoderamento. Capacitação. Renda. Vendas. Extensão. Inclusão DigitalResumo
O artigo apresenta o projeto de extensão realizado no campus IFSP-Pirituba denominado “Empoderamento Feminino através da geração de renda pelas vendas”. A proposta do projeto era atender um grupo de 25 mulheres acima de 16 anos com pouca ou nenhuma escolaridade em condições de vulnerabilidade social para capacitação profissional através do curso de formação inicial e continuada (FIC) de Promotora de vendas e outras ações de extensão como palestras, oficinas e minicursos voltados ao empoderamento feminino, tornando a mulher consciente de seu papel na sociedade, das políticas públicas que podem atendê-la e também ser multiplicadora desses conhecimentos para mulheres que estejam em condições semelhantes a ela. O projeto contou com a parceria da ONG PAC – Projetos Amigos das Crianças e do Sebrae Pirituba. Do grupo inicial, 16 discentes concluíram o curso e conseguiu-se verificar as características do público sendo majoritariamente composto por mulheres que se autodeclaram pardas ou negras, com renda mensal familiar inferior a 2 salários-mínimos e sem uma atividade remunerada. Com a realização do curso, houve uma mudança significativa da percepção do papel que ela desempenha na sociedade, da união entre elas, pela similaridade de suas condições e o mais importante foi o fortalecimento dos vínculos e a criação de uma rede de apoio entre elas. Para a equipe que participou do projeto, a constatação do significado de uma ação efetiva de extensão com a comunidade pela união de docentes, técnicos administrativos e discentes dos cursos do campus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.