APRENDER ESPANHOL COM CANÇÕES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE ESPANHOL ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.8690Palavras-chave:
Espanhol. Ensino de línguas. Canções. Espanhol comunicativo.Resumo
Este relato de experiência refere-se às atividades desenvolvidas dentro do projeto de extensão intitulado “Canta Conmigo - aprender espanhol com canções”, realizado por meio das ações extensivas da PROEX-UESB. A utilização de canções para a aprendizagem do espanhol revelou-se uma ferramenta eficaz, a qual também oportuniza o contato com aspectos socioculturais dos países hispanófonos, de forma lúdica e agradável. Aprender a língua através das canções propicia, ademais, um contato prazeroso entre o estudante e a língua que está aprendendo, e esse prazer é fundamental para uma aprendizagem rica e efetiva. Partindo de uma perspectiva comunicativa do ensino de línguas, os componentes sociocultural e sociolinguístico tiveram especial atenção durante a realização dos encontros. Com um total de dez canções – uma a cada encontro – os/as estudantes entraram em contato com a língua espanhola seguindo uma sequência didática que foi do nível A1 ao A2, níveis iniciais, segundo o Marco Comum Europeu de Referência (MCER). Dessa forma, tanto os conteúdos linguísticos quanto os comunicativos foram explorados, dando à aprendizagem um entorno significativo e afetivo, o qual vincula aquilo que se aprende a experiências duradouras e positivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.