A LITERATURA NO ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: DIÁLOGOS NO COMMUNICATION CAFÉ
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.8715Palavras-chave:
literatura. Communication Café. aprendizagem. Interdisciplinaridade.Resumo
Este estudo discute o papel da literatura no ensino de inglês como língua estrangeira, em especial, no tocante a como esta pode auxiliar estudantes em seus processos de aprendizagem. Este trabalho surge como resultado de reflexões tecidas nas disciplinas de Literatura Inglesa e Norte-Americana e no projeto de extensão Communication Café, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus Vitória da Conquista. Neste estudo, a partir das experiências (de leitura, produção e/ou reflexões de textos literários) vivenciadas nestes dois contextos, traçamos um paralelo entre a importância da literatura e as formas de a incorporarmos ao processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Pensar o lugar da literatura no ensino de inglês como língua estrangeira abre portas para um possível diálogo interdisciplinar. Ainda, nos permite uma leitura crítica de nossa trajetória humana, considerando a intrínseca relação entre literatura e sociedade (GOMES, 2009). A análise que apresentamos é fundamentada em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, na qual a compreensão subjetiva e crítica dos autores (professora coordenadora do projeto e discentes do curso de Letras Modernas) ocupa lugar central (CONNELLY; CLANDININ, 2000). Este estudo poderá interessar estudantes, professores e admiradores das várias facetas da língua inglesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.