CROMOSSOMOS, SEGREDOS E MISTÉRIOS: METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CITOGENÉTICA

Autores

  • Luciana Aguilar-Aleixo UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8716

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Divulgação Científica. Extensão universitária. Socialização da ciência.

Resumo

Este relato de experiência docente demonstra o potencial da aprendizagem baseada em projeto (ABProj) no ensino-aprendizagem de Citogenética, disciplina optativa nos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas da UESB. O Seminário intitulado: “Cromossomos: Segredos e Mistérios” permitiu a divulgação dos princípios citogenéticos e da importância de sua aplicação em estudos clínicos, taxonômicos, evolutivos e de diagnóstico ambiental. Com a participação dos nove discentes matriculados na disciplina, dois monitores, quatro especialistas convidados e da professora orientadora, esta alternativa foi um sucesso, ao promover os discentes ao papel de protagonistas do processo ensino-aprendizagem. O evento contou com a participação de 50 ouvintes, incluindo estudantes de graduação em biologia e em outros cursos, estudantes e professores do ensino médio. Esta estratégia metodológica foi efetiva em seus dois principais objetivos, a divulgação da citogenética e suas aplicações para um público diversificado e a aprendizagem significativa deste tema pelos discentes matriculados na disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

Aguilar-Aleixo, L. (2021). CROMOSSOMOS, SEGREDOS E MISTÉRIOS: METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CITOGENÉTICA. Revista Extensão & Cidadania, 9(15), 110-118. https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8716

Edição

Seção

Relatos de Experiência